Índia deve autorizar a exportação de 2 milhões t arroz
A Índia, segundo maior produtor de trigo e arroz do mundo, proibiu as exportações de duas commodities há mais de três anos para melhorar a oferta doméstica.
A Índia adiou a reunião de um painel ministerial, programada para essa terça-feira (06/09), que avaliaria a autorização de exportações de trigo e mais embarques de arroz. Segundo o Ministério de Alimentação do país, não há nova data para a reunião, mas pode acontecer em algum momento da próxima semana.
A Índia, segundo maior produtor de trigo e arroz do mundo, proibiu as exportações de duas commodities há mais de três anos para melhorar a oferta doméstica. Agora, o país está disposto a liberar as vendas, já que os estoques dos grãos atingiram uma máxima histórica. Em julho, o governo indiano aprovou o embarque de 1 milhão de toneladas de arroz do tipo comum por um preço mínimo de US$ 400 a tonelada. Entretanto, uma disputa judicial sobre regras atrasou as exportações e audiência será na quarta-feira.
Na semana passada, o ministro de Alimentação da Índia, K. V. Thomas, afirmou que é a favor de permitir o embarque de 2 milhões de toneladas de arroz do tipo comum e pequenas quantidades de variedades superiores. O ministério também está disposto a exportar 2 milhões de toneladas de trigo.