Decretado o fim da produção de arroz no Vale do Rio dos Sinos

Conforme o diretor executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, a ideia é que a cada ano a área de plantio seja reduzida em 25%, iniciando em 2012.

A Associação dos Prefeitos do Vale do Rio dos Sinos aprovou nesta manhã o encaminhamento do Consórcio Pró-Sinos pelo fim da produção de arroz na bacia do Rio dos Sinos. A decisão teve o apoio de nove prefeitos da região. A proposta é que até 2015 o cultivo do arroz seja extinto.

Conforme o diretor executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, a ideia é que a cada ano a área de plantio seja reduzida em 25%, iniciando em 2012. O documento foi aprovalo pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos e agora será encaminhado para o governador Tarso Genro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A expectativa é que até a quarta-feira da próxima semana a determinação seja publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo Dorneles, a prioridade do abastecimento é para o consumo humano e como a bacia é deficitária, não suporta ainda abastecer as lavouras de arroz. Nesta manhã, a medição da régua instalada junto ao Martin Pescador ficou zerada e o nível de oxigenação é crítico.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter