Federarroz fará defesa da Lavoura Arrozeira na Comissão da Agricultura da AL

Renato Rocha apresentará a argumentação dos arrozeiros a partir das 9h30min, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, em audiência pública promovida pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do parlamento gaúcho.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, realizará, nesta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, a defesa dos mais de 70 arrozeiros da região do Vale do Rio dos Sinos, sobre a polêmica decisão do prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi, de tentar exterminar a orizicultura da região. Vanazzi propôs o fim das lavouras irrigadas com águas do Rio dos Sinos, em razão da forte estiagem na região e os problemas de abastecimento no município e cidades vizinhas.

Renato Rocha apresentará a argumentação dos arrozeiros a partir das 9h30min, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, em audiência pública promovida pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do parlamento gaúcho. Estão convidadas autoridades setoriais e regionais.

Segundo Rocha, os arrozeiros são os únicos que investiram  – e pesadamente – na redução do consumo de água, que caiu mais de 50% em cinco anos, e está provado tecnicamente que eles utilizam a água durante dois meses e depois a repõem no manancial mais limpa do que foi captada. "Além disso os produtores têm outorga e licença de operação, concedidos pelos órgãos ambientais", avisa.

Ainda de acordo com Renato Rocha, que apresentará um completo dossiê sobre a cultura na região metropolitana de Porto Alegre, há diversos estudos que mostram as vantagens da produção irrigada de arroz para o meio-ambiente gaúcho. "E para sair, os arrozeiros precisam ser indenizados e isso não ocorre do dia para a noite", reclama.

Por fim, considera que todas as medidas tomadas até agora foram no afã de dar respostas eleitorais e político partidárias aos eleitores. "Ninguém sentou com os arrozeiros para debater a situação. Nós temos argumentos de sobra para confrontar qualquer questionamento sobre o uso da água do rio", avalia.

Entende que a Comissão de Agricultura da AL é um bom fórum para o debate.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter