Dia de Campo Estadual do IRGA destaca novidades e potencialidades de plantio
A expectativa é que cerca de 1.400 arrozeiros compareçam no local.
Com o tema “O Arroz e os Sistemas Integrados de Produção: Otimizando as Potencialidades da Várzea”, o Instituto Rio Grandense do Arroz realiza o Dia de Campo Estadual, nesta quarta-feira (08), das 7h às 14 horas, na sua Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. O evento apresentará novidades como a máquina semeadora em microcamalhão para culturas de sequeiro em terras baixas e também resultados de pesquisa para a lavoura de arroz irrigado. A expectativa é que cerca de 1.400 arrozeiros compareçam no local.
A programação do Dia de Campo conta com a visita em seis estações experimentais. Na primeira, os produtores poderão conferir a apresentação sobre “O potencial da várzea para a integração de sistemas: uso de espécies de cobertura de solo no inverno para sustentabilidade do arroz irrigado”. Já “O potencial da várzea para uso racional das tecnologias: Estratégias para o manejo de plantas daninhas do arroz” será apresentada na segunda estação. Na terceira, será destacado “O potencial da várzea para uso de espécies alternativas ao arroz: estratégias tecnológicas para a cultura da soja”. A Vitrine das novas cultivares, linhagens promissoras e híbrido fará parte da quarta estação. Na sequência, será abordado o tema “O potencial da várzea em preservar a biodiversidade: os inimigos naturais de pragas na lavoura de arroz e as boas práticas agrícolas”. Logo após, o foco será para a sexta estação, com o tema “Semente: a base da sustentabilidade das várzeas”.
O presidente do IRGA, Claudio Pereira, destaca que o Dia de Campo reflete o anseio do Governo do Estado com a produção de arroz irrigado e com as alternativas de diversificação da cultura e da renda, tornando os produtores gaúchos mais competitivos em diversos cenários. Segundo ele, uma prova da importância que esta edição do evento alcançou foi a confirmação da participação do governador Tarso Genro, que irá conferir novidades como o sistema de plantio em microcamalhão.
Para o Dia de Campo, foram organizadas dezenas de excursões vindas de municípios de todas as regiões arrozeiras do Estado. Além de centenas de produtores, pesquisadores, extensionistas, lideranças rurais e agentes da cadeia produtiva de arroz, o evento contará ainda com a presença de representantes de do Uruguai, Argentina e Paraguai.
Atividades complementares e opcionais:
a) Falcão robotizado: biólogo Gustavo – Hayabusa Consultoria.
Demonstração do sistema de afugentamento de pássaros através do falcão robotizado com controle remoto.
b) Semeadora camalhoeira de soja: Cláudia e Anderson – Indústria de Máquinas e Equipamentos Agrícolas KF.
Dinâmica de operação da semeadora camalhoeira para implantação da cultura da soja em várzea, com a construção simultânea de sulcos para irrigação e/ou drenagem das lavouras.
c) Unidade experimental de secagem de grãos: Fagundes, Volnei e Jony – Liquigás e Pró-Grão.
Demonstração da secagem e armazenamento de arroz, testando diferentes fontes de combustível para acondicionamento do ar de secagem.
d) Sistema automatizado de irrigação: Marcelo Meyer e Hélio Marcolin
Demonstração de um sistema de irrigação totalmente automatizado visando a redução do consumo de água e de energia elétrica, além de reduzir outros custos operacionais.
Para mais informações:
• Fone: (51) 3470.0600
• e-mail: eea-pesquisa@irga.rs.gov.br