Costa do Marfim: Cevital investe no arroz e cacau
O grupo está a negociar com o Governo da Costa do Marfim a aquisição de 300 mil hectares para desenvolver aquelas duas culturas.
O grupo Cevital pretende investir entre 200 milhões e 240 milhões de USD na melhoria da fileira da predução agro-industrial na Costa do Marfim, de acordo com o presidente executivo da companhia, Issad Rebrad, que é citado pela agência senegalesa Ecofin e pelo argelino El Watan.
O grupo está a negociar com o Governo da Costa do Marfim a aquisição de 300 mil hectares para desenvolver aquelas duas culturas. Recorde-se que o país é um forte exportador de Cacau e neste investimento está prevista a edificação de uma fábrica capaz de processar 100 mil a 150 mil toneladas/ano. A nível de arroz o país é deficitário entre os 800 mil e as 850 mil toneladas/ano, quando tem condições para ser auto-suficiente e, a prazo, ter capacidade de exportação.
Costa do Marfim tem previsto um crescimento de 8% para este ano em termos de PIB, o que potencia investimentos como o do grupo Cevital, que pretende usar o porto de s. Pedro, neste país, para a expansão em toda a África ocidental. Aquele grupo que é o primeiro refinador de açúcar do norte de África, tem previsto expandir para o Djibouti, Quénia, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Uganda e apostar na estabilidade política e social de mercados na África central.
 
                               
                                                   
 
                      
                      
                     
