Safra da colheita de arroz teve redução em Guaramirim

Guaramirim é referência no Brasil quando se fala em plantio de arroz.

Depois da colheita, agricultores de arroz de Guaramimrim, no norte do estado, apontam que a safra teve uma redução de 13% na colheita. O jeito foi criar algumas alternativas para escapar do prejuízo.

O município de Guaramirim, é referência no Brasil quando se fala em plantio de arroz. Mas segundo dados do IBGE, a produção do grão teve uma redução de 13,5% na comparação com a safra do ano passado. Foram colhidos cerca de oito mil quilos de arroz, a saca foi vendida a R$19,00 e a ressoca, uma espécie de recolheita, foi vendida a R$26,00 a saca, um preço considerado bom para os agricultores.

O secretário de agricultura de Guaramirim, Jeison José Beber, explica quais foram os fatores que levaram o baixo índice da produção. Na região de cerca de 1269 propriedades trabalham com o cultivo de arroz, com essa redução na produção alguns agricultores criaram outras alternativas para não sair no prejuízo

O agricultor Ivo Stein seguiu a profissão do pai, e desde criança trabalha nos arrozais da região. A alternativa criada por ele, que também é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da região, para poder conseguir contornar os prejuízos, foi apostar na psicultura. Em uma lagoa ele cria tilápia e diz ser muito mais rentável que o arroz.

Cerca de 30% dos produtores investiram na nova opção, já que o arroz vem perdendo espaço. Na safra nacional, por exemplo, a participação reduziu 8,4% no ano passado e esse ano caiu 7,3%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter