Argentina destaca investimento estratégico do governo para o benefício da produção

O Fórum também oportunizou a apresentação de dissertações dos técnicos das províncias de Entre Rios, Corrientes e Santa Fé.

Na sexta-feira, 29/6, foi realizado o 8º Fórum Sobre as Perspectivas de Arroz na Argentina. O evento foi organizado pela Fundação Proarroz e a Federação das Entidades Arrozeiras Argentinas (Fedenar). O ministro do Planejamento, Juan Javier García, falou durante o evento e detalhou o investimento que o governo da Província de Entre Rios tem feito e trará benefícios para o setor do arroz. Um dos itens destacados foi o desenvolvimento da irrigação.

Garcia se referiu aos investimento em infraestrutura que estão sendo realizados em Entre Rios e ratificou um forte compromisso para melhorar a competitividade do setor do arroz. Ele ressaltou que "em 2007 o governador definiu claramente sua visão sobre as ferramentas necessárias para dar início ao trabalho por este setor". Segundo ele,o desenvolvimento dos caminhos de produção, principalmente da estrutura portuária, estão na pauta diária de ações do governo provincial.

Sustentou ainda que os três portos da província, Diamond, Uruguai e Ibicuy estão em reforma e em diferentes momentos de recuperação, como dragagem dos canais e acessos, entre outras ações.

O Fórum também oportunizou a dissertação de engenheiros agrícolas das províncias de Santa Fé, Corrientes e Entre Rios e cobriu as questões relacionadas aos resultados da temporada de arroz 2011/2012, a situação atual e perspectivas da safra 2012/2013, os custos de produção da indústria do arroz, mercado, marketing e planejamento estratégico do setor, entre outros.

Juan Javier García especificou a projeção estratégica de irrigação para o setor produtivo, com investimento de 40 milhões de pesos argentinos, citando o trabalho do aqueduto correndo em Villa del Rosario.

Também anunciou que em 7 de outubro será realizada concorrência pública para a sistematização e distribuição de água para irrigação da área da bacia Mandisoví Chico.

Finalmente, o ministro referiu-se à criação do Instituto de Irrigação. Atualmente o projeto de lei está nas mãos dos setores produtivos para ajustes. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter