Ricetec terá novas instalações em Porto Murtinho
Empresa que atua na área de pesquisa e tecnologia de cultivo do arroz híbrido muda para Porto Murtinho (MS).
A Ricetec, empresa que atua na área de pesquisa e tecnologia de cultivo do arroz híbrido no Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, vai transferir suas unidade de produção de sementes (UPS), que ficava no estado de Roraima, para Porto Murtinho (MS).
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de pesquisa e produção da Ricetec, Daniel Silveira, a mudança se deu por dois fatores: Roraima tem uma logística complicada para enviar sementes para o mercado consumidor e para a compra de insumos. O segundo fator é que Porto Murtinho tem solo, clima e água abundante para a irrigação e a produção de sementes híbridas, que requer técnicas importantes.
“Isso nos fez fugir das áreas tipicamente produtoras de arroz, pois se precisa clima e solo adequados para essas atividades, de isolamentos e áreas limpas, ou seja, que não tenham sido cultivadas com arroz, sem contar que a empresa buscava um local com uma logística melhor e um custo mais adequado para nossas atividades. Porto Murtinho foi um achado único, pois temos todas essas condição para o plantio, e ainda, não se tem concorrência com outras lavouras, o que poderia gerar contaminação para nossas áreas de semente. Assim, a Ricetec considerou o município área ideal para nossas atividades de produção”, explica.
Para dar início a produção é necessária uma área mínima de 400 hectares, e deve crescer para mil no ano seguinte. Na Argentina, maior área de produção da empresa, trabalha-se com 4.000 hectares e Porto Murtinho tem todas as condições de chegar a esse patamar.
O prefeito Nelson Cintra Ribeiro explica que a empresa veio a Porto Murtinho no ano passado, e ele cedeu uma área da sua propriedade para que a empresa pudesse fazer as pesquisas necessárias e dar início à plantação. “Definitivamente Porto Murtinho entra na linha de produção do arroz híbrido. Um saco do produto tem um valor agregado muito importante para nosso município. É mais uma fronteira de expansão e geração de renda para nossa comunidade. Fico feliz por receber a empresa aqui com todo esse maquinário”, enaltece o prefeito. Ao todo quatro carretas carregando patrulhas mecanizadas viajaram 20 dias de Roraima para Porto Murtinho, 10 deles, sobre o Rio Amazonas.
Ainda de acordo com Daniel Silveira, Porto Murtinho é um local com grande potencial “Vamos fazer mais pesquisas de produção antes de iniciar a produção comercial, estamos trazendo os equipamentos e nosso corpo técnico de Boa Vista (RR). A área inicial deve gerar aproximadamente 30 novas vagas de trabalho diretas para o município”.
Em Roraima, a empresa, que trabalha com dois materiais comerciais, um com 40 quilos por hectare e outro com 45 quilos, produziu no ano passado, 2.25 toneladas de arroz híbrido por hectare, a um preço médio de 250 reais a bolsa com 20 quilos.
A diferença do arroz de consumo para o que será produzido em Porto Murtinho é a tecnologia hibrida. Não se trabalha comercialmente, por exemplo, com variedades de milho nem do sorgo, só com o produto híbrido, “O arroz ainda engatinha nessa tecnologia de produção e a Ricetec, pioneira nessa tecnologia, trabalha muito forte na pesquisa”, finaliza Silveira.