Arrozeiros gaúchos intensificam o preparo final do solo para o plantio

 Arrozeiros gaúchos intensificam o preparo final do solo para o plantio

Água para a irrigação é a grande preocupação dos arrozeiros gaúchos

Relatório semanal da Emater/RS aponta intensificação das atividades de preparo ao cultivo do arroz no estado.

O verão fora de época que acontece no mês de agosto, se por um lado preocupa os arrozeiros gaúchos pela escassez de água nas barragens, por outro lado está favorecendo às últimas operações de preparo de solo nas tradicionais regiões produtoras. Apesar de boa parte dos rizicultores adotarem o preparo antecipado (de verão), nas três últimas semanas, com médias superiores aos 20 graus durante o dia e tempo seco, foi intensificado o preparo de solo, principalmente em operações de preparação dos canais de drenagem e irrigação e sistematização de áreas.

Segundo o relatório semanal da Emater/RS, na Fronteira Oeste, preocupa a lenta recuperação dos mananciais de água (barragens e açudes), que pode ocasionar uma diminuição da área cultivada nessa região. Em Dom Pedrito (Campanha), por exemplo, a água acumulada para irrigação alcança apenas 10 mil hectares, o que representa cerca de 20% da área geralmente
plantada no município, em torno de 50 mil/ha. O preço médio da saca de 50 kg aumentou 1,54%, esta semana, segundo a Emater/RS, passando dos R$ 30,00.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter