Plantio da safra 2012/13 depende de chuva, diz Irga

A região da Campanha tem a situação mais crítica, com apenas 32,8% de reserva hídrica.

O Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de arroz, depende de chuva para repetir em 2012/13 a área de 1,029 milhão de hectares cultivados com o cereal em 2011/12. Segundo o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), em pelo menos metade da área o plantio está assegurado mas no restante – 45,4% – é preciso chover para assegurar a implantação da lavoura. "Se não chover não haverá água suficiente para a irrigação", disse em nota Claudio Pereira, presidente do Irga.

A região da Campanha tem a situação mais crítica, com apenas 32,8% de reserva hídrica. A depressão central tem 41,7% de reservas. As regiões que estão com níveis mais confortáveis de reserva hídrica são a planície costeira externa, que já está com as barragens com 80% da capacidade, e a planície costeira interna, com 75,5% de reserva.

Segundo o Irga, para a safra 2012/2013 existe a intenção de plantar soja em rotação com arroz numa extensão de 247.248 mil hectares. "Esta intenção de plantio independe da ocorrência de chuvas; são produtores que já trabalham no sistema de rotação", diz Pereira.

O meteorologista do Irga Glauco Freitas diz que a tendência para primavera é de chuvas abundantes no Estado. "Se esta previsão ocorrer de fato as perspectivas para a campanha e zona sul podem se reverter e aumentar a reserva de água nas barragens", disse na nota.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter