Planeta Arroz nº 43 será lançada na Expointer
A revista brasileira do arroz traz nesta edição o detalhamento das mudanças no Código Florestal Brasileiro e seu impacto sobre a orizicultura irrigada e em terras altas, passa a limpo a CPI do Arroz, aponta os cenários de safra, os avanços tecnológicos em soja, milho e sorgo na várzea, entre outros, e analisa as tendências do mercado físico até 2013.
A 43ª edição da revista Planeta Arroz será lançada durante a Expointer 2012, em Esteio (RS), mas já circula com distribuição prévia entre seus assinantes. A leitura é imperdível para arrozeiros de todo o Brasil, considerando que se trata da única revista arrozeira de abrangência nacional e o conteúdo de suas informações. Nesta edição a reportagem de capa detalha e repercute os impactos da mudança da legislação do Código Florestal Brasileiro sobre a orizicultura nacional. Lideranças e técnicos dos principais estados produtores foram ouvidos, e os artigos que mudaram foram comparados um a um. A conclusão é de que a lavoura arrozeira precisará passar por ajustes, mas sem sobressaltos, pois o setor contabiliza grandes vitórias na consolidação do texto final. A revista tira as dúvidas dos arrozeiros com respostas objetivas sobre cada uma das grandes demandas do setor nesta área.
O Caderno de Tendências encartado na revista traz um artigo inédito do analista Paulo Morceli, técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre safra, comportamento do mercado e desempenho dos mecanismos de comercialização e situação dos estoques brasileiros. Altamente elucidativo com relação ao cenário de mercado e safra, este artigo é leitura obrigatória para quem pretende acompanhar as informações atuais e futuras do mercado de arroz no Brasil. Os cenários de mercado também são interpretados pelos principais analistas do setor, desde a produção, estoques, consumo, passando pelo fluxo de negócios, as exportações, as importações e os volumes de beneficiamento.
A expectativa para a próxima safra e a consolidação dos números do ciclo 2012/13, também são foco de reportagens especiais, com ênfase nos quatro maiores estados produtores: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Maranhão, que juntos representam 80% da produção nacional. Dentro da expectativa de safra nacional, duas reportagens merecem especial atenção: uma que projeta a elevação produtiva do Brasil até 2022, segundo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e outra que analisa as tendências climáticas até o final de 2012, com a previsão da ocorrência de um fenômeno El Niño de fraca intensidade. Além disso, o crescimento constante da safra mundial, dos estoques internacionais e a involução dos preços nestes mercados, são pormenorizados por analistas da FAO e do Cirad, da França.
Uma entrevista especial com o presidente da Associação de Arrozeiros de Alegrete (RS), Henrique Dorneles, estabelece que os produtores precisam romper paradigmas de produção e mercado de arroz, segundo sua opinião. Enquanto os deputados denunciam a morosidade da Assembleia Legislativa em dar andamento às conclusões da CPI do Arroz. Ao finalizar esta edição, os repórteres de Planeta Arroz se depararam com a denúncia, pelos próprios deputados integrantes da CPI, de que o processo foi “engavetado” pela Casa Legislativa e não tinha previsão de andar.
A expectativa para a safra 2013 vem gerando também novas alternativas de produção. Sendo assim, Planeta Arroz 43 analisa a evolução da cultura de soja em várzeas, sob sistema de cultivo de microcamalhão, e a expansão deste projeto para o milho e o sorgo no Rio Grande do Sul. A medida não só é tomada com fins mercadológicos, mas como rotação de cultura importante para limpar as áreas infestadas de arroz vermelho resistente a herbicidas no estado. As tecnologias, o mercado, e os ganhos da adoção deste sistema são avaliados por técnicos e produtores. Por falar em alternativas, o uso da casca de arroz para gerar energia elétrica em seis usinas gaúchas, também é abordado em matéria especial desta edição, além de seções como Planeta News, Planeta Gente e Planeta Humor, nas quais constam importantes novidades e o jeito bem humorado do nosso chargista Jader, ver algumas questões do setor.
2 Comentários
Leilão de venda de arroz em casca dia 31/08/2012, editais 303 e 304 – 50.000 ton, disponivel no site da CONAB. OLHO VIVO PESSOAL.
A CONAB torrando seus estoques… os produtores migrando para soja… muita gente sem recursos para plantar arroz… as barragens secas… Vocês imaginam quanto vai valer um saco de arroz no ano que vem??? Porque a pressa em pedir socorro ao governo??? ARROZ BOM ACABOU…