Irga apresenta Centro de Excelência em Difusão de Tecnologias Orizícolas
Projeto foi apresentado durante café da manhã com a imprensa. Autarquia investirá R$ 9,2 milhões com recursos do BNDES.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentou hoje (28/08), durante a 35º Expointer, o Projeto do Centro de Excelência em Difusão de Tecnologias Orizícolas, na Casa do Irga. O centro será utilizado para o treinamento e capacitação de técnicos e produtores rurais envolvidos na produção agrícola na metade sul do Rio Grande do Sul. A autarquia vai investir 9,2 milhões, financiados com recursos do BNDES.
De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, este centro tem por objetivo difundir tecnologias avançadas para o sistema de produção agrícola sustentável em várzea no Estado, por meio de cursos, treinamentos, seminários, simpósios, palestras, dias-de-campo e roteiros técnicos na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha.
O projeto também contempla a modernização e qualificação das estruturas de pesquisa agrícola nas várzeas do RS e vai implantar uma rede de pesquisa agrícola regionalizada para os solos de várzea, com a aquisição de modernos equipamentos agrícolas, de logística e de coleta de informações técnicas para o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis.