Comissão Técnica da Produção Integrada do Arroz vai ser lançada na 35ª Expointer

As comissões técnicas estão sendo articuladas em função do marco legal da Produção Integrada Agropecuária, publicado em 2010, na Instrução Normativa 27.

Amanhã (29), um evento da Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Agrícola (CPIA), na 35ª Expointer, marca o lançamento da Comissão Técnica da Produção Integrada do Arroz. Coordenada pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) Maria Laura Turino Mattos a Comissão faz parte de um programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa) que fomenta a produção sustentável no Brasil. A intenção é promover capacitações de produtores visando a certificação oficial dos produtos e a rastreabilidade da cadeia vegetal.

As comissões técnicas estão sendo articuladas em função do marco legal da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), publicado em 2010, na Instrução Normativa 27. Sob supervisão do Mapa, têm como objetivo elaborar e implantar projetos de Produção Integrada (PI) e validar normas técnicas para viabilizar uma produção sustentável com certificação. A PI Arroz, especificamente, engloba nove representantes de diversas instituições relacionadas à cadeia do grão. No evento proposto na Expointer, será realizada a primeira reunião entre seus integrantes.

Para participar da PI, o produtor adere ao programa e precisa seguir uma série de requisitos estabelecidos em normas elaboradas pelas Comissões de cada produto. “Esse trabalho não atesta apenas a qualidade, mas, principalmente, no segmento arroz, garante a segurança ambiental”, afirma Mattos. A PI Arroz não estipula normas muito diferentes dos processos produtivos já em prática atualmente, pois a cadeia está bem estruturada e tecnificada, mas surge como uma forma de ajudar o produtor. Essa adequação gera um selo PI Brasil de Qualidade que torna o produto mais competitivo, tanto internamente, como no mercado externo.

Comissão Estadual
O PI Brasil engloba diversas instâncias, como a Comissão Nacional da Produção Integrada Agropecuária e a Comissão Técnica Nacional da Cadeia Agrícola para a Produção Integrada Agropecuária; as Comissões Estaduais da Produção Integrada Agropecuária; e as Comissões Técnicas referentes a cada produto agrícola.

No dia 30, também na Expointer, uma reunião marca a formalização da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária no Rio Grande do Sul – Cepiagro – RS, composta por representantes das cadeias vegetal e animal e pelos coordenadores de PI no Estado. Da Embrapa Clima Temperado, integram os pesquisadores Maria Laura Mattos, da PI Arroz; o pesquisador Rogério Affonso, da PI Oliveira; e o pesquisador Rufino Cantillano, da PI Pós-colheita de Frutas. A Embrapa Uva e Vinho também está representada através das PI Maçã e da PI Uva; e a Embrapa Trigo, através da PI Trigo. Da UFPel, integram os professores José Carlos Fachinello, da PI Pêssego, e Carlos Tillmann, da PI Tabaco.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter