Centro difunde conhecimento e tecnologia aos arrozeiros
Autarquia vai investir 9,2 milhões com recursos do BNDES.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentou nesta terça-feira (28-08), durante a 35º Expointer, o Projeto do Centro de Excelência em Difusão de Tecnologias Orizícolas, na Casa do Irga. O centro seráutilizado para o treinamento e capacitação de técnicos e produtores ruraisenvolvidos na produção agrícola na metade sul do Rio Grande do Sul.A autarquiavai investir 9,2 milhões, financiados com recursos do BNDES.
De acordo com o presidente do Irga,Claudio Pereira, este centro tem por objetivo difundir tecnologias avançadaspara o sistema de produção agrícola sustentável em várzea no Estado, por meiode cursos, treinamentos, seminários, simpósios, palestras, dias-de-campo eroteiros técnicos na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha. Além do aprendizado, a unidade terá uma estrutura para acomodar os participantes dos cursos que vierem de outras regiões do Estado. Para Pereira, este é um passo importante, pois grande parte dos produtores e trabalhadores do campo estão localizados em municípios afastadas da Estação e muitas vezes não têm condições financeiras de viajar para fazer os cursos. "Quando um produtor vem para se aperfeiçoar, ele gastao com transporte, alimentação e hotel, e isso acaba sendo um empecilho que dificulta ou até impossibilita esta vinda", comenta.
Segundo o gerente da Estação Experimental de Cachoeirinha, Sergio Gindri Lopes, a unidade hoje já tem alguns cursos, e capacita cerca de 300 a 400 alunos por ano. Com as reformas e remodelações, a meta é realizar 40 cursos por ano, por onde espera-se passar 3000 alunos. Entretanto, Lopes destaca que os cursos do Centro não substituem as faculdades de ciência agrária, mas agregam conhecimento ao campo. "Vemos hoje cada vez mais máquinas com sistemas eletrônicos e digitais, novas tecnologias de campo, e o produtor precisa saber usar isto a seu favor", completa.
O projeto, que tem investimento de R$ 9 milhões, lançará licitação ainda em 2012 e deve ficar pronto no prazo de um ano.