Produtores gaúchos plantam 8% da área de arroz

Na comercialização, os produtores também encontram motivos para comemorar. Os preços seguem firmes e com tendência de manutenção de alta.

Com o período mais úmido, em decorrência das pesadas chuvas registradas em zonas importantes de produção, o plantio de arroz avançou de forma lenta no Rio Grande do Sul, aumentando apenas dois pontos percentuais em relação à semana passada, chegando a 8% do total. Mesmo assim, esta safra mostra-se adiantada em relação à média e, principalmente, em relação à anterior, quando os produtores já começavam a enfrentar dificuldades com a deficiência hídrica, retardando o plantio.

Essas primeiras áreas estão localizadas na Fronteira Oeste e no Centro-Leste do Estado, onde o sistema de plantio pré-germinado é bastante comum. Se, por um lado, as chuvas têm limitado um avanço mais efetivo da semeadura, por outro, traz certo alento aos produtores no sentido de segurança com relação a uma maior disponibilidade de água para irrigação, haja vista a recuperação de boa parte das barragens.

Na comercialização, os produtores também encontram motivos para comemorar. Os preços seguem firmes e com tendência de manutenção de alta. Na semana, o preço médio da saca de 50 kg registrou novo aumento (1,50%), chegando a R$ 37,89 quando negociada diretamente pelo produtor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter