Lavoura Comunitária será lançada dia 31, em Goiás

Desde o início da década, foram colhidas aproximadamente 6,4 milhões de sacas de grãos (milho e arroz), totalizando 233 mil hectares cultivados, em diferentes regiões, sobretudo nas marcadas por carências econômicas e sociais.

Inserção social para quase 18 mil famílias, com previsão de investimento ultrapassando R$ 3,8 milhões. Esses são números parciais do programa Lavoura Comunitária em Goiás, que tem previsão de plantio para a próxima safra em torno de 6,5 mil hectares de arroz e 2,2 mil hectares de milho, numa área total de 8,7 mil hectares. Com isso, o programa já alcança quase 90 cidades, para benefício de 181 entidades inscritas.

O lançamento para a próxima safra está marcado para o dia 31, às 9 horas, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), com a presença do secretário Antônio Flávio Camilo de Lima e de outras autoridades. A expectativa é superar os números das safras anteriores, que já atendem quase 800 mil famílias de agricultores goianos, direta e indiretamente. Desde o início da década, foram colhidas aproximadamente 6,4 milhões de sacas de grãos (milho e arroz), totalizando 233 mil hectares cultivados, em diferentes regiões, sobretudo nas marcadas por carências econômicas e sociais.

Com o investimento de R$ 36,9 milhões do governo estadual, o programa já alcançou uma das metas, que é abranger 236 cidades goianas. Para este ano, 300 toneladas do que foi produzido, representando 2% da colheita total, foram entregues, como historicamente é feito, à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Para a próxima safra, cooperativas, produtores e associações, além das prefeituras interessadas, terão uma comodidade. Quem se inscreveu para a safra 2012-13 fica dispensado de nova habilitação, até 2016. Porém, será necessário o repasse de 2% da produção anual à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro). O repasse é encaminhado à OVG, que beneficia mais de 340 entidades filantrópicas em Goiás.

O volume destinado cresce a cada ano. Em 2007, foram 150 toneladas de grãos. Em 2008, 200 toneladas, para saltar em 2009, atingindo a marca de 312 toneladas. No ano seguinte, 346 toneladas e, no ano passado, foi registrado um recorde de produção, com o repasse de 550 toneladas de arroz e milho à OVG. Na safra 2012-13, serão plantados milho, com 30% de área plantada, e arroz (70%).

Socioeducativo
O Programa Lavoura Comunitária em Goiás extrapola os limites das propriedades rurais. Parceria firmada entre a Seagro e a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) destina até cinco sacas de arroz por hectare, para cultivo de uma área estimada em 200 hectares, dentro do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A ação, que tem por objetivo oferecer aos reeducandos a oportunidade de reinserção social, é conduzida por meio do Lavoura Comunitária.

Além da Agsep, a prioridade da Seagro atualmente está em identificar as regiões produtivas e associações capazes de melhor gerir o trabalho junto aos agricultores no molde familiar. "Precisamos otimizar os recursos, já que o Estado não dispõe de muito dinheiro", diz Lima, ao acrescentar que hoje é feito trabalho conjunto, na tentativa de estimular o avanço tecnológico, notadamente quanto às questões ligadas à segurança alimentar.

Para utilização na próxima safra, a Seagro ofertou algo em torno de 70 mil sacas de fertilizantes e 15 mil sacas de sementes de arroz para agricultores familiares de 292 entidades, sendo 70 prefeituras associadas ao programa. "Aprimoramos bastante o trabalho do Lavoura Comunitária neste ano, sobretudo pela qualidade dos insumos, com fertilizantes mais concentrados em nutrientes e sementes de melhor qualidade, criteriosamente escolhidas”, finaliza o secretário.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter