Mapa discute as ações de Regionalização no RS
Reunião com o setor produtivo, entidades e representantes dos governos estadual e municipal ocorre nos dias 26, 27 e 28 de novembro .
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começa a implementar as ações do Programa de Regionalização no Rio Grande do Sul. Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, técnicos do ministério se reúnem em Porto Alegre com representantes do Estado, dos municípios e do setor produtivo local para discutir a execução do programa. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as universidades terão papel estratégico na implementação dessas ações.
Questões como armazenagem, irrigação, recuperação de solos, o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), patrulha agrícola e estradas vicinais estão na pauta de discussão. “Queremos viabilizar a produção e levar a transferência de tecnologia para os produtores rurais”, disse o secretário de desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha. A utilização dos consórcios públicos, constituídos por municípios, Estados e a União, para implementar essas ações é uma alternativa econômica. O Governo entende que a união dos entes federativos, sem fins lucrativos, é uma forma de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos.
“Os consórcios são modalidades inovadoras e podem prestar grande auxilio no desenvolvimento de ações regionais conjuntas que resultarão em benefício às populações de municípios e estados”, destacou o assessor especial do Ministério, José Carlos Pires. Para ele, os consórcios são alternativas válidas e importante para melhorar a eficiência da prestação de serviços públicos”, ressaltou.