China: aumento das importações de arroz da Tailândia

Em 2012, a China deve importar 2 milhões de toneladas de arroz, bem acima das 578 mil toneladas adquiridas no ano passado.

Os governos da China e da Tailândia devem intensificar a comercialização de arroz. Em recente visita à Tailândia, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, assinou um Memorando de Entendimento pelo qual a China passará a importar um volume maior de produto tailandês. O objetivo é reabastecer os estoques domésticos, atualmente em níveis baixos, e reduzir as amplas reservas tailandesas, que têm pressionado os preços locais do produto.

Pelo acordo, a China também auxiliará traders privados quando estes comprarem arroz tailandês. Hoje, a Tailândia tem 12 milhões de toneladas de arroz estocadas, volume que deve aumentar com a colheita da nova safra. Boa parte da produção não consegue ser vendida ao exterior em razão da concorrência com o cereal mais barato exportado por países como Índia, Paquistão e Vietnã. Ao mesmo tempo, as importações de arroz e milho do país pela China vêm crescendo há alguns anos em razão dos elevados preços domésticos para esses grãos e da demanda local fortalecida.

Em 2012, a China deve importar 2 milhões de toneladas de arroz, bem acima das 578 mil toneladas adquiridas no ano passado, conforme previsões do Centro Nacional de Informações Sobre Grãos e Óleos da China (CNGOIC). No momento, mais de 70% do arroz importado pela China vem do Vietnã.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter