Delegação argentina discute possibilidade de negócios com cooperativas do Paraná

Arroz é um dos temas da pauta.

Uma delegação formada por governantes e empresários das províncias argentinas de Córdoba, Entre Rios e Santa Fé esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (27), para estreitar relacionamento e discutir possibilidades de negócios com o cooperativismo paranaense. Entre os visitantes estavam o governador da Província de Santa Fé, Antonio Bonfatti; o vice-governador da Província de Entre Rios, José Cáceres; o secretário de Integração Regional e Relações Internacionais, Herman Olivero e o secretário geral do Conselho Federal de Investimentos da Província de Córdoba, Juan José Ciacera. Já os empresários atuam em áreas diversas como arroz, grãos, trigo, madeira, lácteos, software, acessórios e produtos agrícolas, cosméticos, tecnologia aplicada a maquinário agrícola, caça e pesca, alimentos enlatados, entre outros segmentos. Nesta segunda-feira (26/11), a delegação argentina esteve com o governador Beto Richa e técnicos do governo do Estado e na tarde desta terça-feira, a visita é na Fiep.

Intercâmbio
Na Ocepar, o grupo foi recebido pelo superintendente José Roberto Ricken, pelo superintende adjunto Nelson Costa, pelo gerente técnico e econômico, Flávio Turra, pelo assessor da diretor, Guntolf van Kaick, pelo analista Gilson Martins e pelo coordenador de Comunicação, Samuel Milléo Filho. José Roberto Ricken lembrou que a Organização das Cooperativas do Paraná tem promovido intercâmbio com o cooperativismo da Argentina por meio do Programa Internacional de Formação de Executivos e que, entre os locais visitados pelas lideranças paranaenses, estão Córdoba e, ainda, o município de Sunchales, na Província de Santa Fé. “Nós reservamos 40 horas do Programa de Formação para estudarmos a Argentina e já enviamos para lá quatro turmas de executivos. Essa iniciativa já resultou em bons negócios, especialmente na área de seguros. As cooperativas paranaenses e argentinas já estão trabalhando juntas. Nós temos muito mais coisas em comum e juntos, seremos mais fortes. Por isso, estamos recebendo vocês numa demonstração de carinho e com o desejo de realizarmos ações conjuntas”, afirmou Ricken.

Cooperativismo paranaense
O analista Gilson Martins apresentou dados sobre o cooperativismo paranaense, ressaltando que o setor responde por 55% do PIB agropecuário, por 65% da produção de soja do Estado; 75% do trigo; 33% das aves e 42% da de leite produzido no Estado. “As cooperativas do Paraná exportaram, em 2011, US$ 2,2 bilhões para mais de cem países, sendo que os principais mercados são a China, União Europeia e Ásia”, frisou.

Impressionado
O governador da Província de Santa Fé, Antonio Bonfatti, que falou em nome dos demais, disse que ficou muito impressionado com os números apresentados pela Ocepar sobre o cooperativismo paranaense e que existem muitas possibilidade de intercâmbio entre os dois países neste setor. “O cooperativismo paranaense está bem organizado e o desenvolvimento aqui é surpreendente, tanto no setor agropecuário como no cooperativismo de serviços e muito ainda temos que aprender e trocar experiências por isso esta nossa vinda aqui com uma delegação de empresários de várias regiões entre elas de Santa Fé”, disse ele.

Centro-Argentino
As províncias de Córdoba, Entre Rios e Santa Fé estão localizadas na região central da Argentina, numa área de 380 mil quilômetros quadrados e onde se concentram oito milhões de pessoas. Juntas, elas geram cerca de 20% do PIB argentino, contribuem com 16% do setor primário, produzem mais de 50% dos grãos e 1/3 do trigo, sendo responsáveis por 40 da moagem do cereal, 40% da produção de bovinos e mais da metade das aves. Também tem forte atuação na área de metalurgia e mecânica, turismo, pesquisa, eletrônica e informática. Em 2011, as três províncias exportaram US$ 30,5 bilhões, o que representa 37% das vendas externas da Argentina. Elas comercializaram para mais de 100 países, tendo o Brasil como principal destino, absorvendo 25% do total.

Participação
Durante a visita da delegação argentina na Ocepar houve ainda a participação de Ricardo Dalamea, do Sebrae/PR, que fez comentários sobre um estudo ligado às cadeias produtivas. De acordo com ele, existe potencial de troca entre a Argentina e as cooperativas do Paraná. “Há uma situação de complementação, já que a região Centro Argentina se caracteriza pelo fornecimento de alta tecnologia, que podem agregar valor aos produtos das cooperativas paranaenses que, por outro lado, possuem acesso a mercados e marcas locais”, afirmou.

Campanha de marketing
Além disso, os governantes e empresários argentinos assistiram às peças publicitárias da nova campanha de marketing lançada no último domingo pelo cooperativismo do Paraná. “Cerca de 20% da população paranaense está ligada diretamente ao cooperativismo e essa campanha tem o objetivo de reforçar a presença das cooperativas junto à sociedade, com produtos e serviços de qualidade”, afirmou o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar e da campanha de marketing, Samuel Milléo Filho.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter