Planeta Arroz 44: uma radiografia completa do setor chega aos leitores
Edição aborda o mercado e a safra no Brasil, no Mercosul e no mundo e todos os assuntos que dizem respeito ao arroz. Soja em várzea é o encarte especial.
Leitores e assinantes da revista Planeta Arroz em todo o Brasil já receberam a edição de novembro, retratando os cenários de mercado e safra no Brasil, no Mercosul e no mundo inteiro, além de assuntos pertinentes à cadeia produtiva. A edição de número 44, com 56 páginas e tiragem de 10,5 mil exemplares, circula em todo o Brasil, mas principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo, os grandes mercados e centros produtores do Brasil.
Reação em cadeia é a manchete desta edição, que retrata todos os fatores que estabeleceram a recuperação dos preços do arroz no Brasil em 2012. Além disso, os maiores especialistas, lideranças e agentes de mercado já projetam o cenário de comercialização para 2013/14. E a expectativa é boa, principalmente a partir do segundo semestre. O setor também analisa os cenários de safra no Brasil. A expectativa inicial é de estabilidade, mas a reportagem enfatiza cada um dos fatores que serão decisivos no resultado da lavoura nacional. O clima é uma das abordagens que se destacam na Planeta Arroz 44.
A revista também traz uma reportagem especial traduzindo a redação final do Novo Código Florestal Brasileiro, que terá algumas implicações para o setor, principalmente relacionadas à reserva legal e à mata ciliar. Do ponto de vista político e setorial, duas ações importantes são abordadas. A entrega direta, pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as razões da crise do arroz na Assembleia Legislativa gaúcha, Marlon Santos, do relatório ao Ministério Público Estadual e ao Federal, bem como às organizações pertinentes, objetivando a abordagem direta dos gargalos encontrados é a primeira delas. A segunda são as tratativas do setor arrozeiro gaúcho com o governo federal para refinanciar as dívidas do setor, que beiram R$ 3,2 bilhões. A comercialização de estoques de arroz pela Conab e seus impactos sobre o mercado, um balanço das importações e exportações, são outros temas tratados neste capítulo.
A entrevista desta edição é com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS), que explica quais as razões do veto à sua emenda em Medida Provisória que estabelecia a volta da incidência do PIS/Cofins ao arroz importado (9,25%). E as estratégias para aprovar esta proposta em novo projeto que tramita no Congresso Nacional. Além disso, outras normas relevantes direcionadas à cadeia produtiva e de proteção ao mercado interno estão na mira da Câmara Federal. Três artigos especiais retratam o cenário do mercado de arroz, pelo analista de Safras & Mercados, Eduardo Aquiles Souza, e o cenário do mercado de soja, pelo analista Argemiro Brum, da Unijuí. O especialista em industrialização de arroz, Gilberto Wageck Amato, da Cientec, explica os processos no artigo “Arroz de A a Z”.
TECNOLOGIA
Novidades tecnológicas ganham destaque especial na Planeta Arroz 44. Além das novas variedades lançadas para terras altas, a revista aborda informações sobre pesquisas recentes que identificam a origem do arroz e as influências das diferentes espécies na domesticação até chegar às atuais variedades comerciais em todo o mundo. A descoberta dos genes da esterilidade do arroz híbrido, que pode revolucionar esta área das pesquisas, também é apresentada, bem como a importância e os detalhes do envio da coleção nuclear do arroz da Embrapa para o banco de sementes da Noruega. Pesquisas do Instituto Internacional de Pesquisas em Arroz (Irri, na sigla original), para desenvolver variedades de arroz mais produtivas, também são alvo de matérias da edição de novembro.
ENCARTE
Tudo o que você precisa saber numa abordagem inicial sobre o cultivo de soja em várzea, em rotação com o arroz ou por opção agronômica e econômica, está retratado pelos principais pesquisadores da área no Caderno de Tendências, que apresenta 12 páginas exclusivamente sobre tecnologias de cultivo e mercado para a oleaginosa em campos gaúchos. Atualmente, o Irga prevê um cultivo de 250 mil hectares de soja em áreas baixas. Que pode ser ampliada. É um cultivo que veio para ficar, graças ao avanço da tecnologia. Além disso, a revista apresenta as seções Planeta Humor, de Jader, Planeta News – retratando as principais notícias e fatos que foram notícia no trimestre no mundo da cadeia produtiva – e Planeta Gente, com pessoas e lideranças que se destacaram no segmento arrozeiro ao longo de 2012, entre muito mais informações.
Para assinar Planeta Arroz, basta entrar em contato pelo site ou por assinatura@planetaarroz.com.br . Para sugerir pauta ou entrar em contato com a revista, você pode usar o planetaarroz@planetaarroz.com.br . Para anunciar: comercial@planetaarroz.com.br . A revista circula trimestralmente em todo o Brasil. A íntegra da edição 43 já está disponibilizada no site.