Arroz cultivado em Miyagi contém mais que o dobro do limite legal de césio radioativo

Segundo informou a Fuji TV, esta é a primeira vez que o arroz cultivado fora de Fukushima excedeu o limite legal.

Arroz cultivado em Miyagi, no Japão, foi detectado contendo mais do que o dobro do limite legal de césio radioativo, anunciou o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas nesta sexta-feira(11).

O arroz, que foi cultivado em uma fazenda em Kurihara no ano passado, foi encontrado detectado com cerca de 240 becquerel por quilo de césio radioativo, mais que o dobro do limite legal de 100 becquerels por quilo. Segundo informou a Fuji TV, esta é a primeira vez que o arroz cultivado fora de Fukushima excedeu o limite legal.

O governo local pediu aos agricultores que cultivam arroz na mesma região da fazenda afetada para que verifiquem a radiação em cada saco de arroz antes de enviar. Ele acrescentou que vai se esforçar para realizar testes locais de arroz em cidades vizinhas.

A fim de acalmar os temores públicos sobre o arroz já embalado na fazenda em questão, um porta-voz do ministério disse que as verificações foram feitas no local, portanto o arroz não foi para circulação comercial, então não há motivo para alarme.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter