Novidades na área
De acordo com a empresa, as novas variedades apresentam porte de baixo a médio e bom perfilhamento. Foram selecionadas para alta tecnologia e respondem em produtividade tanto em áreas novas quanto em renovação de pastagem e em rotação com a cultura de soja.
A ANa 7007 apresenta como principais características ciclo de 107 dias e potencial genético para atingir sete toneladas por hectare. “Esta variedade já foi comercializada em pequeno volume e, para a próxima safra, encontra-se em processo de multiplicação para atender a uma demanda ainda maior”, explica o diretor da AgroNorte, Ângelo Carlos Maronezzi.
No caso da ANa 8001, o ciclo é de 111 dias, com potencial genético para atingir oito toneladas por hectare. “Esta variedade será plantada nesta safra em pequenas áreas e em várias fazendas, para a empresa confirmar em campo as características mostradas de forma superior em nível de pesquisa”, ressalta Maronezzi. A semente desse material será comercializada para a safra 2013/14 e em volume maior na safra 2014/15.
Segundo Maronezzi, uma das variedades que melhor se adaptou ao solo mato-grossense nos últimos anos foi a Cambará, plantada em mais de 60% de toda a área destinada para o arroz. “Tivemos outras variedades, como Primavera e Cirad, lançadas pela AgroNorte, que também deram certo no estado. As pesquisas não param e nos próximos anos teremos novos materiais disponíveis no mercado, sempre melhorando os índices de produtividade. Com materiais novos, hoje a terra cultivada com a soja está sendo usada pelo arroz para fazer a safrinha. Muitos produtores estão usando o arroz para fazer a rotação de cultura”, informa.