Planeta Arroz 45 é lançada na Abertura da Colheita

 Planeta Arroz 45 é lançada na Abertura da Colheita

A 45ª edição da Revista Planeta Arroz circula desde a sexta-feira no Parque de Eventos de Restinga Sêca, e para os assinantes, em todo o Brasil .

Os participantes da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz estão recebendo em primeira mão, juntamente com os assinantes de Planeta Arroz em todo o Brasil, a 45ª edição da revista, que trata da nova fase da cultura no País. O coordenador de Marketing, Valdir Brito Ribeiro, coordena a distribuição de 2,5 mil exemplares, gratuitamente, no Parque de Eventos de Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul. “É uma forma de informar ao nosso público-alvo, que são produtores, técnicos e agentes de mercado do arroz”, informa.

A publicação retrata os cenários de mercado e safra no Brasil, no Mercosul e no mundo inteiro, além de assuntos pertinentes à cadeia produtiva. A edição de número 45, com 56 páginas e tiragem de 9,5 mil exemplares, circula em todo o Brasil, mas principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo, os grandes mercados e centros produtores nacionais.

NOVO JOGO

O Novo Jogo do Arroz é a manchete desta edição, que retrata que com a boa expectativa de comercialização e renegociação de dívidas alcançada, os arrozeiros agora querem limitar em cotas as importações, a redução da carga tributária e o apoio às exportações. Além disso, os maiores especialistas, lideranças e agentes de mercado já projetam o cenário a partir da colheita. A expectativa é boa, principalmente a partir do segundo semestre e se o Brasil se mantiver competitivo, especialmente no primeiro semestre, para exportar um volume superior a 1 milhão de toneladas.

Na revista, o setor também analisa os cenários de safra no Brasil. A expectativa inicial é de estabilidade. Mas a reportagem enfatiza cada um dos fatores que serão decisivos no resultado da lavoura nacional. O clima, a influência do mercado interno e externo e do Mercosul, a opção por outras culturas como soja e milho, são algumas abordagens que se destacam na Planeta Arroz 45.

A revista também traz uma reportagem especial sobre os desafios da soja e do milho, na área de pesquisas e também na produção desta safra, que já ocupam cerca de 275 mil hectares de várzeas no Rio Grande do Sul. A produção de arrozes especiais no Vale do Paraíba, em São Paulo e o avanço destes no mercado “gourmet” do Brasil são alvo de reportagem. O secretário-adjunto de Agricultura do Rio Grande do Sul, Cláudio Fioreze, avalia o impacto da irrigação e da diversificação de culturas no estado, e o novo programa voltado para o setor, em entrevista especial. As colheitas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Maranhão, são minuciosamente analisadas, bem como no Mercosul e no mundo. Além da participação no mercado mundial, como um dos sete maiores exportadores e um dos 10 maiores importadores mundiais de arroz.


TENDÊNCIAS
O Caderno de Tendências traz uma avaliação dos cenários de safra e mercado do analista da Conab, Paulo Morceli, que aborda a safra, a comercialização, os preços e os mecanismos oficiais. São oito páginas detalhando a conjuntura do arroz no Brasil.

O anúncio de investimentos superiores a R$ 720 milhões na construção de seis biorrefinarias de etanol no Rio Grande do Sul, que usarão como matéria-prima o arroz de tipo 2, 3 e abaixo padrão, além de variedades especialmente desenvolvidas para este fim, merece destaque na publicação. As usinas serão construídas até 2020 e consumirão, a pleno, até 1,5 milhão de toneladas de arroz ao ano, uma demanda que ampliará o consumo e ajustará o mercado, permitindo a ampliação de área e produtividade no Sul do Brasil.

Por fim, a revista apresenta os novos rumos da pesquisa e do manejo em alternativas culturais como soja e milho nas várzeas do Rio Grande do Sul, e também um especial sobre os grandes eventos da temporada, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e a Expoarroz.
Além disso, as seções Planeta News, Planeta Humor e Planeta Gente, trazem inúmeras informações de fatos e gente que são notícia no setor arrozeiro mundial.

PLANETA 44
A edição eletrônica de número 44 foi liberada na íntegra, esta semana, no site. É destinada à leitura dos mais de 18 mil assinantes do principal portal de arroz do Brasil.
Para assinar Planeta Arroz,versão impressa, basta entrar em contato pelo site ou por faleconosco@planetaarroz.com.br. A revista circula trimestralmente em todo o Brasil.

1 Comentário

  • como estan, quiero saber si puedo recbir su revista en asuncion – paraguay
    gracias por la respuesta.

    slds.

    Patricio Llano

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter