Rotação de Culturas foi destaque do Dia de Campo Estadual Irga

Durante as atividades o secretário da Agricultura Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, anunciou a inclusão da plantadeira microcamalhoneira no Programa Mais Água, Mais Renda.

As alternativas para a rotação de culturas foram o principal foco das atividades do Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que ocorreu nesta quinta-feira (07), na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha e contou com a presença de mais de mil produtores de diferentes regiões orizícolas.

Durante as atividades o secretário da Agricultura Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, anunciou a inclusão da plantadeira microcamalhoneira no Programa Mais Água, Mais Renda. A plantadeira foi desenvolvida por meio de uma parceria do Irga com a Industrial KF e é destinada aos produtores interessados em cultivar soja e milho em rotação com o arroz irrigado.

Mainardi ressaltou que a rotação de culturas é uma das alternativas para trazer estabilidade ao produtor. “Aqui no Dia de Campo do Irga podemos ver que é possível plantar soja e milho com alta produção nas terras baixas e consequentemente com uma boa renda, pois a soja e o milho estão valendo muito e se eventualmente o arroz estiver com o preço baixo ele terá alternativa de produto para a venda”.

Para o presidente do Irga, Claudio Pereira,um dos destaques da programação do instituto foi a unidade demonstrativa de milho em microcamalhão. “Com o avanço do milho em áreas de arroz iremos romper com uma grande fronteira agrícola no Estado, a serventia do grão é importante tanto para a alimentação humana, quanto para a nutrição animal e estes são um dos grandes trunfos do cereal no mercado” afirma.

Pereira destacou que é necessário cada vez mais olhar para o futuro de quem planta nas terras planas. “Não importa a cultura que o produtor produz, se é arroz, soja, milho ou pecuária, o que importa é a renda do produtor no final da colheita”.

Assinatura do Convênio

Os municípios de Cachoeira do Sul, Faxinal do Soturno, Mostardas, Novos Cabrais e Tapes assinaram um convênio com Governo do Estado para a aquisição da plantadeira microcamalhoneira. A aquisição da máquina pelas prefeituras possibilitará levar a tecnologia aos pequenos produtores que ainda não possuem condições de investimento.


Cultivar de Soja

A cultivar TEC IRGA 6070RR, desenvolvida em parceria com a CCGL TEC, foi apresentada durante as atividades. Esta é a primeira cultivar de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico e é indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.

Centro de Difusão de Tecnologia Orizícola

A maquete eletrônica do Centro de Difusão de Tecnologia Orizícola foi apresentada aos visitantes. O centro será utilizado para o treinamento e capacitação de técnicos e produtores rurais envolvidos na produção agrícola na metade sul do Rio Grande do Sul. A autarquia vai investir 9,2 milhões, financiados com recursos do BNDES.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter