Técnicos da Guiana recebem treinamento sobre cultura de arroz na Embrapa Arroz e Feijão

As palestras e atividades práticas irão abordar temas como: nutrição mineral, adubação, entomologia, manejo de doenças, entre outros, além de informações sobre mercado/e produção de arroz no Brasil.

A Embrapa Arroz e Feijão iniciou hoje (11) o "Curso Internacional sobre Produção de Arroz em Sistemas de Terras Altas", realizado pelo projeto de colaboração Internacional entre o Brasil e a Guiana. Na abertura oficial, o chefe geral da Unidade, Pedro Machado, deu boas vindas aos técnicos guianenses, Errol Anthony Cassiano, Beesham Vishnu Bharat e Jairam Persaud, membros do "Guyana Rice Development Board-GRDB", apresentando a eles a Empresa.

Em seguida, os visitantes apresentaram característica de seu país, falando sobre a importância da agricultura para a Guiana, em especial da cultura do arroz, um dos pilares de sua economia, oferecendo 120 mil empregos diretos e indiretos à população. Os técnicos guianenses falaram, também, de sua Instituição, o GRDB, responsável por realizar pesquisa e Transferência de Tecnologia-TT naquele país, abordando temas como Plantio Direto, irrigação e mecanização da agricultura, entre outros.

O início das atividades se deu com a aplicação do pré-teste do Método Soma de avaliação, realizado pelo analista de TT, Carlos Santiago, para verificação do conhecimento prévio dos participantes acerca dos assuntos que serão explanados no Curso. Após o término de todas as atividades, será realizado o pós-teste, para verificação do conhecimento adquirido e da eficiência do Evento.

Ainda pela manhã, os visitantes assistiram à palestra “Panorama da produção de arroz no Brasil”, com o analista de TT Alcido Eleanor Wander. Após o almoço, a Articuladora Internacional da Embrapa Arroz e Feijão, Aluana Gonçalves de Abreu, fez um tour com os técnicos pela Unidade, apresentando os laboratórios e casa de vegetação, entre outras áreas.

Na primeira semana, sob a coordenação técnica da pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Marta Cristina Corsi de Filippi, os trabalhos acontecem nas Fazendas Capivara e Palmital, sedes da Unidade nas cidades de Santo Antônio de Goiás e Brazabrantes, respectivamente. As palestras e atividades práticas irão abordar temas como: nutrição mineral, adubação, entomologia, manejo de doenças, entre outros, além de informações sobre mercado/e produção de arroz no Brasil.

No sábado (16), as atividades do curso se transferem para a sede da Embrapa Amazônia Oriental, na cidade de Belém-PA, para, agora na coordenação do chefe de P&D daquela Unidade, concluírem o curso com visitas técnicas às áreas com experimentos de arroz, realizados pela Embrapa naquele estado.

O encerramento do "Curso Internacional sobre Produção de Arroz em Sistemas de Terras Altas", acontece no dia 23 de março, quando os técnicos retornam para a Guiana..

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter