Conab reduz projeção de safra de arroz para 11,9 milhões de toneladas

Ainda assim o volume é 3% maior do que na safra passada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a projeção do volume de arroz a ser colhido na safra 2012/13 para 11,94 milhões de toneladas. O sétimo levantamento da safra de grãos 2012/13 foi divulgado na manhã desta terça-feira, em Brasília (DF). No sexto levantamento a projeção era de uma colheita de 12,05 milhões de toneladas. Ainda assim, a colheita será 3% maior do que as 11,6 milhões de toneladas colhidas em 2011/12.

Segundo o levantamento, o arroz cobriu uma superfície de 2,41 milhões de hectares na temporada 2012/13, cerca de 16 mil hectares a menos do que no ciclo anterior. A produtividade estimada, de 4.957 quilos por hectare é 3,7% maior do que os 4.780kg/ha da temporada anterior.

No Rio Grande do Sul a Conab espera uma safra de 8,03 milhões de toneladas, com 3,7% de acréscimo produtivo sobre uma área de 1,07 milhão de hectares. A área aumentou 1,3% em comparação com o ciclo 2011/12. O rendimento esperado é de 7.525 quilos por hectare. Em Santa Catarina, em função dos problemas climáticos, a produção deverá recuar 6,4%, totalizando 1,01 milhão de toneladas e o Maranhão, com a terceira maior colheita nesta safra do Brasil, deve alcançar 628,9 mil toneladas, superando o Mato Grosso, tradicional líder na produção de arroz em terras altas.

6 Comentários

  • Vamos ver se estes numeros irão se comprovar, pois o que tenho notado, pelos produtores que comentam aqui, é redução de mais de 10% em produtividade…. Quem fala a verdade??? …. A Conab ou os Arrozeiros.

  • Gostaria que os técnicos da CONAB viessem realizar o seu trabalho nas porteiras das lavouras do Rio Grande. Assim, não estariam produzindo números “inconfiáveis”. Continuo confiando nos números sérios do USDA.

  • quem plantou 417 colheu bem menos que essa produtivididade apontada… quem plantou puitã e 409 está colhendo bem melhor… mas sinceramente o que temos ouvido por ai é que em lavouras que produziram 320 seco por quadra ano passado a produção caiu para 280… grande parte desse arroz que vai ser colhido agora em abril foi atingida pelo frio do final de fevereiro… pelo execesso de chuva… na minha opinião se o RS colhesse realmente 8 milhões de toneladas os preços não estariam nessa época em R$ 31 em média… Não sei não, mas a safra aqui no RS não vai passar dos 7 milhões de toneladas… A grande questão é que não para de entrar arroz no porto de Itaqui… carretas se empilham no porto todos os dias… Cadê o governo que ia COTIZAR??? Mais uma promessa que se foi com a troca de Ministros??? Porque razão não diminuir as importações se a produção interna seria suficiente para nossa demanda???

  • concordo com seu Antonio Carlos e seu Fernando,mesmo assim eu acho que a Conab não deveria projetar nada antecipado,esperar a colheita primeiro.

  • so queria saber porque sempre fazem projeção com a lavoura seja de de intenção de plantio,produtividade,comercialização nunca vi nada parecido com a industria que não mostra nada o pior que é o irga que oferece estes dados para serem usados contra os proprios produtores na midia estas informações deveriam ser muito bem guardadas para nao sair informação adiantada tendo que reparar erros mqs que ja deixaram perdas aos produtores
    arroz a menos de R$35,00 vamos ter mais endividamento

  • Concordo com todos os comentários acima. Em SC, não é diferente, baixíssimas produtividades devido a seca, alta incidência de brusone como nunca havia visto. Esses dados de 6,4% de perda não é o que se nota a campo. A quebra será de 20 a 30 % na produção!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter