Bolsa Brasileira de Mercadorias terá ex-ministro Luís Carlos Guedes Pinto como presidente
Ele substituirá Joaquim da Silva Ferreira, que encerra seu mandato iniciado em dezembro de 2010.
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Bolsa Brasileira de Mercadorias elegeu na quinta-feira (25) o seu novo Conselho de Administração. O presidente será o ex-ministro da Agricultura Luís Carlos Guedes Pinto, atual diretor geral de Seguros Rurais e Habitacionais do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE. Ele substituirá Joaquim da Silva Ferreira, que encerra seu mandato iniciado em dezembro de 2010.
Criada em 29 de agosto de 2002 com o objetivo de formar um grande mercado nacional para as commodities agropecuárias, a Bolsa Brasileira de Mercadorias tem sede em São Paulo e reúne sete Centrais Regionais de Operação em Fortaleza, Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, Uberlândia, Curitiba e Porto Alegre. A BM&FBOVESPA é seu associado instituidor.
A indicação de Luis Carlos Guedes Pinto à Presidência foi referendada pelos demais conselheiros na primeira reunião do novo Conselho, realizada logo após a AGO.
Ivan Wedekin, atual diretor geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, passa a se dedicar integralmente à instituição. Dessa forma, juntamente com Luís Carlos Guedes Pinto e o novo Conselho, Wedekin implementará um plano estratégico para ampliar o crescimento da instituição. “Temos muitas oportunidades de expansão para fazer da Bolsa Brasileira de Mercadorias a grande plataforma de negócios nos mercados físicos e na prestação serviços para os participantes do agronegócio no Brasil”, afirmou Guedes.
O Conselho da Bolsa Brasileira de Mercadorias é formado por 15 membros efetivos, com mandato de dois anos. Dentre eles os representantes gaúchos Jair Almeida da Silva e Giuliano Ferronato. Wedekin, na condição de diretor-geral, é membro nato do Conselho de Administração.