O diretor
O advogado e produtor rural Elói José Thomas assumiu no final de 2012 o cargo de diretor comercial do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga). Thomas é natural de Alecrim, mas fez em Bagé sua carreira política como secretário municipal em diversas gestões. O novo diretor destaca que pretende atender as aspirações da classe arrozeira, estabelecer um diálogo com o setor e encaminhá-las ao presidente, Cláudio Pereira. Elói Thomas é advogado formado na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), com pós-graduação em Gestão Pública na mesma universidade.
O especialista
O ex-diretor comercial e industrial do Irga, Rubens Silveira, assumiu o cargo de diretor-técnico da Expoarroz 2013, que acontecerá de 16 a 19 de abril em Pelotas (RS). O tema central do evento é “Tecnologia e mercados”, duas áreas que Silveira conhece amplamente. “Coordenar um evento do porte e importância da Expoarroz exige muito mais do que conhecimento, experiência e dedicação. Exige sobretudo o engajamento e participação de toda a cadeia produtiva do arroz. Ter o Rubens como diretor-técnico é uma conquista que vai contribuir muito com o crescimento da feira”, afirma Fernando Estima, coordenador do evento.
O produtor
A Arroz Preto Ruzene, de Pindamonhangaba (SP), será uma das 60 empresas do estado a participar da missão empresarial para a Feira NRF (National Retail Federation) 2013, nos Estados Unidos. A missão é organizada pelo Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, Chamber. O tradicional evento chega à 102ª edição e é a maior feira de varejo do mundo, com representantes de 45 países, incluindo lojas de departamento, lojas on-line, mercearias e restaurantes. “Os arrozes especiais estão em alta e também há mercado no exterior”, disse o empresário Francisco Ruzene. Ele apresentará na feira, além do arroz preto, variedades como o arroz vermelho, cateto, basmati, arbóreo e miniarroz, uma coleção de arrozes especiais que são alvo de matéria nesta edição de Planeta Arroz.
O secretário
O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, foi nomeado no dia 7 de janeiro. Geller assume no lugar de Caio Rocha, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa. Agricultor e empresário, o gaúcho de Selbach Neri Geller está na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, desde 1984, onde produz e comercializa grãos como soja e milho. Geller também tem empresa no setor de combustíveis e foi deputado federal em 2007 e 2011. Além disso exerceu o mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 a 2003).