Empreendedora transforma receita do mexido em negócio rentável em MG
Empresa de Divinópolis se prepara para abrir primeira franquia. São 22 tipos de receitas com arroz vendidos diariamente..
Foi a partir de uma conversa com o irmão e sócio, Flávio Luís Siqueira, que Fabiana decidiu transformar um hobby em trabalho. “Estava insatisfeita com o mercado de trabalho e nesta conversa decidimos que dedicaríamos tempo para pesquisar e elaborar um projeto de negócio para investirmos. O ramo de alimentação foi o único que despertou nosso interesse. Apesar de não ter nenhuma formação, sempre gostei de cozinhar e lidar com alimentos”, revelou.
Para isso os irmãos visitaram alguns restaurantes e buscaram cursos profissionalizantes que os norteassem nessa nova ideia. “Sabia que os desafios seriam muitos, afinal, uma cozinha de casa é bem diferente de uma cozinha profissional. Para isso buscamos consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para elaborar um plano de negócios”, explicou Fabiana.
Do planejamento à prática a dupla levou cerca de um ano. E durante esse tempo, o apoio da família e amigos foi fundamental. “Tivemos tios que emprestaram dinheiro, outros que ofereceram mão de obra e apoio logístico e operacional”, recordou a empreendedora.
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Após terem a ideia do produto que queriam comercializar, era hora de descobrir como levar esse alimento até o cliente. Assim surgiu a ideia do box. E a rapa do arroz deu um toque a mais no produto. “Iniciamos como delivery, então usávamos um potinho que muitas sorveterias usam e adaptamos para servir o arroz. Nos almoços de família sempre pedíamos para deixarem o arroz queimar um pouquinho para dar a rapa na panela, que era muito disputada e tivemos a ideia de fabricar a rapa para fazer jus a marca”, informou Fabiana.
Os 22 sabores com arroz, o ingrediente base, também foram inspirados nas receitas da família. “Sempre cozinhei em casa e sempre fui adepta ao mexidão de boa qualidade e também de risotos. Percebi nisso um potencial de negócio quando vi a facilidade para comer, o sabor e, principalmente, quando recebia a aprovação de todos que experimentavam”, contou.
Rapabox empresa e franquia de comida mexido criada em Divinópolis MG (Foto: Rapabox/Divulgação)O cliente despeja as rapinhas de arroz no pote, tampa e alguns minutos depois está pronta para ser servida (Foto: Rapabox/Divulgação)
O boca a boca ajudou a divulgar a empresa, que após seis meses precisou ampliar o seu espaço. Uma loja na região central foi aberta e os irmãos começaram a planejar a expansão do negócio. Em outubro começaram as vendas das franquias e a primeira unidade será aberta em Itaúna até o início de 2014.
Outras unidades também estão em negociação e a expectativa é que a empresa tenha sedes em todo o território nacional. “Sabemos que existe um mercado competitivo, de qualidade e nosso desejo sempre foi atender bem, do telefone a casa do cliente. Pensamos em muitos itens para fazer a diferença neste negócio e entrar com qualidade neste mercado”, finalizou Fabiana.