Cuba obtém novas variedades de arroz

Guillemar LP19 e José LP20 são mais produtivas e propõem elevar a capacidade de produção da Ilha mesmo com baixa provisão de água e adubo.

Duas novas variedades de arroz obtidas por pesquisadores de Cuba poderão ser comercializadas a partir de 2014 no país, informaram nesta quarta-feira seus produtores.

Batizadas como ‘Guillemar LP19’ e ‘José LP20’, essas variedades de arroz registraram um bom comportamento diante da baixa provisão de água e adubos, explicou Aida Tania Rodríguez, subdiretora da Estação Experimental dos Palácios, na província de Pinar del Río.

Além da capacidade para suportar a seca, as variedades do grão mostram um propício rendimento agrícola e industrial e têm como antecedente mais de uma dúzia de variedades resistentes a pragas e doenças, detalhou a especialista.

Em Cuba, as variedades mais difundidas são Inca LP5 e Inca LP7, semeadas em aproximadamente 45% das áreas dedicadas ao cultivo de arroz.

Atualmente, um programa de investimentos é desenvolvido no país para buscar um aumento na produção de arroz para diminuir as importações desse grão básico da dieta dos cubanos com mais de 70 quilos por pessoa por ano.

Neste ano, as projeções de produção foram elevadas para 394 mil toneladas de arroz, depois que o país obteve 320.792 toneladas em 2012.

Cuba importa cerca de 400 mil toneladas por ano, um número que representa 60% do consumo dos 11,2 milhões de habitantes da Ilha.

Para incrementar a produção de arroz no país com o objetivo de reduzir as importações, o governo cubano empreendeu um programa que prevê, para o ano 2016, a semeadura de 253 mil hectares e uma produção de 538 mil toneladas de arroz.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter