Ministro da Agricultura deve participar da 24ª Abertura da Colheita do Arroz
Antônio Andrade agenda presença em Mostardas (RS) e o vice-presidente Michel Temer também pode acompanhá-lo..
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antônio Andrade, e o governador Tarso Genro, deverão ser as autoridades máximas presente à 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Mostardas (RS), no ato simbólico do dia 22 de fevereiro. O evento, promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul – Federarroz e Associação de Arrozeiros de Mostadas e Tavares, acontecerá entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Parque Zé Terra, do Sindicato Rural de Mostardas.
Os primeiros movimentos das colheitadeiras sobre a lavoura oficial também poderá ter um reforço de peso. Após o ministro Andrade determinar a liberação de sua agenda em Brasília (DF) para viajar ao Rio Grande do Sul e participar da mobilização arrozeira, nesta quinta-feira, quando uma comitiva de organizadores esteve em Brasília (DF), o vice-presidente da República, Michel Temer, mostrou-se bastante receptivo ao convite.
Ele também foi visitado pelo presidente da Federarroz, o prefeito de Mostardas, Alexandre Galdino, e o presidente da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, Alexandre Velho. O convite oficial reforçou um movimento que já é realizado pela bancada gaúcha no Congresso Nacional para trazê-lo ao maior evento da produção orizícola das Américas.
“Saímos de lá muito otimistas”, resume o presidente da Federarroz. Também foram convidados e confirmaram presenças o secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, o secretário nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o secretário de Comércio Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Marcelo Junqueira, e Silvio Farnese, também da Secretaria de Política Agrícola.
Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab também estarão em Mostardas. Na lista, ainda estão senadores e deputados federais gaúchos, entre eles a senadora Ana Amélia Lemos que foi oficialmente convidada nesta quinta, em visita dos arrozeiros ao Senado da República. Já confirmaram presença os deputados federais Alceu Moreira (PMDB), Luis Carlos Heinze (PP) e Jerônimo Goergen (PP), entre outros. Na quarta-feira, dia 5, os dirigentes arrozeiros buscaram a presença de autoridades e líderes setoriais em Porto Alegre (RS), e promoveram uma coletiva de imprensa.
O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, destaca que o ritmo da entidade já é de finalização da estrutura para receber cerca de 10 mil produtores e agentes da cadeia produtiva em Mostardas, e que a presença do ministro e do vice-presidente da República, entre outras autoridades, dará mais brilho ao evento e sensibilizará ainda mais produtores e visitantes diversos. “Todos nós queremos ouvir o que o ministro e o vice-presidente têm para nos dizer sobre políticas agrícolas, ações de governo, que hoje são vitais para a competitividade agrícola brasileira”, explica.
O prefeito de Mostardas, Alexandre Galdino, vibrou com as manifestações dos dirigentes federais. “Isso só ratifica a nossa certeza de que teremos um grande evento arrozeiro em nosso município”, disse. Para Alexandre Velho, presidente da Associação de Arrozeiros local, a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz será um grande referencial para o setor em 2014. “Os debates, reivindicações e temas abordados vão pautar a agenda da orizicultura ao longo do ano”, resume.