Irga apresenta novas cultivares em Cachoeira do Sul (RS)

São três cultivares, a Irga 429, Irga 430 e Irga 424 RI, que serão detalhadas pela engenheira agrônoma Mara Lopes, de Cachoeirinha.

A manhã desta quinta-feira (13) promete ser de muitas novidades para o setor orizícola na Barragem do Capané. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentará novas opções para que o produtor rural possa ter um cultivo de qualidade em suas lavouras. São três cultivares, a Irga 429, Irga 430 e Irga 424 RI, que serão detalhadas pela engenheira agrônoma Mara Lopes, de Cachoeirinha. A mostra faz parte da programação do Dia de Campo Regional.

Segundo a engenheira agrônoma do Irga de Cachoeira do Sul, Mara Gross, cada uma das cultivares novas tem suas características próprias. “A 429 é voltada para o sistema pré-germinado, enquanto a 430 é a ideal para o cultivo no sistema convencional. Já a 424 RI é tolerante aos herbicidas das imidazolinonas. É uma ótima oportunidade para os produtores conhecerem as novas tecnologias”, salienta.

O estudo para a criação das novas cultivares, segundo o coordenador regional do Irga, Jaceguay Barros, inicia a partir de um cruzamento de grãos. São realizados cerca de 3 a 4 mil cruzamentos anuais pelo Irga. “É um processo que pode demorar até 12 anos para ser concluído. Só poderemos lançar um produto novo se ele trazer alguma novidade para o produtor, caso contrário, é descartado”, enfatiza. Ele conta que há mais materiais em análise de valor de cultivo e uso e que mais novidades podem ser lançadas em 2015.

TESTES – Os últimos testes de resistência do material para definir o que é novidade e o que não será utilizado têm sido realizados em Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. “São testes rigorosos. Escolhemos Torres por ter um clima ideal. É bastante úmido e com bastante chuvas, como aquelas chuvinhas de verão ao final da tarde. Tudo isso porque queremos sempre lançar um produto seguro para o produtor”, finaliza.

Além das cultivares que serão lançadas hoje, o Irga dispõe de outros nove materiais que se caracterizam pela alta qualidade do grão. “Temos a Irga 424, a 425, que é para o sistema pré-germinado, a 426 e a 427, que estão crescendo muito, e a 428, que é muito promissora e resistente a imidazolinonas”, reforça. A Irga 428 foi a última a ser lançada, em 2011.

PARA SABER MAIS

As novas cultivares do Irga

Irga 429: é uma cultivar de ciclo médio e recomendada para o cultivo no sistema de produção pré-germinado, quando as sementes são lançadas em quadros nivelados e inundados.

Irga 430: é de ciclo precoce, com alto potencial de produtividade e boa qualidade dos grãos, ideal para semeadura nos sistemas convencional, direto e cultivo mínimo.

Irga 424 RI: é derivada da Irga 424, com a diferença de ser tolerante aos herbicidas do grupo químico dos imidazolinonas. Esta cultivar é uma alternativa para o controle do arroz vermelho.

Atenção

O Dia de Campo do Irga inicia às 8h e encerra às 13h com um arroz-de-carreteiro. Segundo Jaceguay Barros, produtores de outros municípios deverão prestigiar o evento. Ele estima um público de 300 a 350 visitantes. Além do lançamento das cultivares, haverá a mostra da rotação de culturas com milho e soja, a integração entre lavoura e pecuária, o controle de invasoras resistentes e exposição de máquinas e implementos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter