Pioneiro do Arroz e Lavoura Nota 10 serão homenageados pela Federarroz

Produtores serão laureados durante o Jantar Homem e Mulher do Arroz, nessa sexta-feira, em Mostardas (RS)
.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares prestarão homenagem a dois produtores da região de Mostardas, nesta sexta-feira, a partir das 20h, no CTG Tropeiros do Litoral. São eles o “Pioneiro do Arroz”, Antônio José Velho Martins, e o rizicultor Antônio Sidnei Pereira de Souza, pela “Lavoura Nota 10”. A atividade integra a programação da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá desta quinta-feira (20/2) até o sábado (22/2) em Mostardas (RS). Os homenageados foram escolhidos por critérios técnicos pela Associação de Arrozeiros local.

O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, destaca que estas homenagens se somam à indicação dos Homens e da Mulher do Arroz, totalizando 10 pessoas de destaque na cadeia produtiva laureadas no sábado. “A homenagem ao pioneiro das lavouras nesta região e a um produtor que alcança resultados referenciais em produtividade e qualidade de grão é uma forma de incentivar e reconhecer o trabalho dos demais arrozeiros da Planície Costeira Externa à Lagoa dos Patos, que têm um padrão produtivo excelente e diferenciado, a ponto de merecerem uma indicação geográfica que abrange o Litoral Norte”, comenta Dornelles.

PIONEIRO
O produtor Antônio José Velho Martins, 84 anos, é uma referência regional quando se trata de produção de grãos e pecuária. Proprietário da Fazenda Cavalhada, no interior de Mostardas, onde cultiva arroz e soja, e desenvolve pecuária ovina e bovina de corte desde o final dos anos 40, quando passou a administrar a propriedade da família de sua mãe. É cliente do Banco do Brasil desde 1947, e um dos pioneiros, em 1970, do cultivo de soja na região, inclusive em áreas de arroz. Viúvo, sua esposa e companheira por 52 anos de casados, Iara Therezinha Bins Martins, era também filha de arrozeiros em Mostardas. E a cultura segue na família, uma vez que os filhos José Mathias, Leandro e Maria Graça seguem os seus passos na Fazenda Cavalhada.

Por considerar que o avanço tecnológico não deve ser desprezado e se deve buscar permanentemente produzir bem com custos muito ajustados, é considerado também um dos pioneiros em tecnologias para as lavouras de grãos e o manejo de gado na região. Sei pai, Luiz Chaves Martins, foi prefeito de Mostardas por dois mandatos, e hoje dá nome a uma praça na cidade, na qual está assentada uma estátua com seu busto. O prefeito Luiz Chaves Martins foi um dos responsáveis pela emancipação de Mostardas de São José do Norte, em dezembro de 1963.

NOTA 10
O produtor Antônio Sidnei Pereira de Souza será homenageado com a “Lavoura Nota 10” pelos resultados que vem obtendo por ser um adepto do uso de tecnologias para altas produtividades na lavoura de arroz, que aplica em sua propriedade. Segundo ele, as técnicas desenvolvidas a partir do extinto Projeto 10, do Irga, bem como as novas cultivares, as práticas de manejo e a rotação de culturas, formam um conjunto de oportunidades que o rizicultor deve aproveitar para tornar-se mais eficiente. “Mas, é preciso fazê-lo de acordo com suas necessidades e sua realidade”, alerta.

Pereira de Souza cultiva arroz e soja, em rotação, na Fazenda ASPS, na localidade de Cacimba, em Mostardas. Também atua com pecuária de corte e produção de genética bovina (reprodutores) e tem uma cabana de cavalos crioulos. É um parceiro da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, da qual faz parte há muitos anos, e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na região, e também desenvolve trabalhos sociais em sua comunidade. Tem os filhos Maicon, Antonio Sidnei Júnior e Maira, e é casado com Leani Souza.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter