Carreteiro e pratos para degustação farão parte da 24ª Abertura da Colheita do Arroz
Além do carreteiro, o Irga vai elaborar diversos alimentos para degustação ao longo dos três dias de evento.
As pessoas que comparecerem à Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Mostardas, no próximo sábado (22), terão a oportunidade de experimentar o tradicional carreteiro do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O instituto será o responsável por servir o almoço de encerramento do evento, que começa no dia 20 de fevereiro.
Para alimentar as cinco mil pessoas que são esperadas, sete cozinheiros do Irga vão começar o trabalho às 7h de sábado – o prato está previsto para ser servido às 12h –, mas a equipe de apoio ao pré-preparo começa ainda no dia anterior. Serão utilizados 500 quilos de arroz parboilizado doado pela Cooperativa Palmares, mil quilos de carne, 50 quilos de bacon, 162 quilos de tomate e de cebola, 6 quilos de alho, 13 quilos de massa de tomate, 10 quilos de pimentão, 25 latas de azeite, 15 quilos de sal, 40 copos de tempero arisco completo e 150 molhos de cebolinha/salsa.
Além do carreteiro, o Irga vai elaborar diversos alimentos para degustação ao longo dos três dias de evento. A nutricionista do instituto, Cleuza Amaral, explica que a ação tem como objetivo estimular o consumo do grão, o que traz impactos positivos tanto para a saúde individual quanto para a economia do estado. “É um incentivo para a comunidade consumir mais arroz, o que é muito importante já que o Rio Grande do Sul é o maior produtor do país, mas também o estado com menor consumo per capita. E tem também a questão nutricional. O arroz não engorda, dá energia e possui nutrientes muito importantes.” O instituto contará com uma cozinha-trailer na qual serão elaborados alimentos doces e salgados a base de arroz e farinha de arroz. Segundo Amaral, o destaque ficará para as diversas releituras do arroz-doce, que ganhará novos ingredientes e sabores.
A 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre entre 20 e 22 de fevereiro, no Parque de Exposições Zé Terra, em Mostardas. O evento contará com diversas palestras e debates, além de exposições de insumos, máquinas, equipamentos agrícolas e tecnologias relacionadas à cadeia produtiva do arroz. O Irga preparou uma programação especial para o evento, com apresentação de trabalhos nas áreas de pesquisa e de transferência de tecnologia, unidades demonstrativas de milho e soja em rotação com arroz e o lançamento de duas novas cultivares.