Posicionamento do arroz gaúcho nos mercados pauta a sexta-feira na 24ª Abertura da Colheita

 Posicionamento do arroz gaúcho nos mercados pauta a sexta-feira na 24ª Abertura da Colheita

Alexandre Velho e Alexandre Galdino: recebendo os arroeiros de todo o Brasil

Fórum Técnico Comercial é o destaque da programação na tarde desta sexta-feira em Mostardas (RS).

O posicionamento do arroz gaúcho nos mercados doméstico e internacional é o foco do Fórum Técnico Comercial, que acontecerá a partir das 16h desta sexta-feira (21/2) no Parque Zé Terra, do Sindicato Rural, em Mostardas (RS), dentro da programação da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Se nesta quinta-feira discutimos as questões do lado de dentro da porteira, como sistemas de produção e sustentabilidade agrícola, ambiental e produtividade, nesta quinta-feira vamos discutir e buscar o aperfeiçoamento de uma estratégia comercial para posicionar o nosso cereal em relação aos mercados nacional e mundial, agregar valor ao nosso produto e buscar a rentabilidade do produtor”, avisa Henrique Osório Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

O Fórum Técnico Comercial começará com a palestra “Como Transformar o Arroz em Caviar”, do presidente da TCA Internacional, José Luiz Tejon Megido, e terá como debatedores o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Loppa, e o presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindarroz/RS), Elton Doeler. Um dos temas em debate é a criação de um selo de qualidade para o arroz gaúcho, como forma de referenciá-lo no mercado e agregar valor.

A segunda palestra tem o foco no mercado internacional: “Como o Arrozeiro Gaúcho Poderá ser um Produtor Exportador”, com o diretor do O SIM Consult, Leones Severo Correa. Os debatedores serão Tiago Sarmento Barata, da Agrotendências Consultoria, e Sabrina Bartz, consultora do Senai-RS. Este tema debaterá o cenário internacional, potencialidades e impactos da exportação nacional e um processo de viabilização das vendas externas diretamente pelos produtores. Nos últimos seis anos as exportações se tornaram determinantes para assegurar o equilíbrio entre oferta e demanda nacional . No ciclo 2013/14, o mercado externo foi fundamental para garantir a rentabilidade aos agricultores.

Também para tratar de comercialização, a programação da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz prevê para esta sexta-feira, no final da manhã, uma reunião com os integrantes gaúchos da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva do Arroz. Em debate a comercialização da safra 2013/14 e também o estabelecimento dos novos preços mínimos do arroz pelo governo federal.

Antes, na parte da manhã, estão programados os roteiros técnicos pela Vitrine Tecnológica, lavoura oficial e experimentos com culturas alternativas para as excursões de produtores, e palestras sobre insumos, máquinas e equipamentos e linhas de crédito das empresas Ubyfol, FMC, Bayer, Basf, Ihara, AGCO – Massey Ferguson, Elipal e Banco do Brasil.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, será realizado o Jantar Homem e Mulher do Arroz, que homenageará 10 personalidades da cadeia produtiva, que tiveram destacada atuação em 2013/14 ou em sua trajetória profissional. Esta programação social ocorrerá no CTG Tropeiros do Litoral. A 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federarroz e Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, com apoio da Prefeitura Municipal, Farsul e Irga. A 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontece até o próximo sábado. É uma promoção da Federarroz, Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, com apoio da Prefeitura Municipal, Farsul e Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter