Irga participa da Abertura da Colheita do Arroz no Uruguai

 Irga participa da Abertura da Colheita do Arroz no Uruguai

Mujica e Pereira falaram sobre parcerias entre o Governo do Estado e o uruguaio.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, participou como convidado especial da ACA no evento.

Com a presença do presidente do Uruguai, José Mujica, de diversas autoridades locais, produtores e convidados, foi realizada ontem (01) a Abertura da Colheita do Arroz 2014 do país vizinho. Promovido pela Associação de Cultivadores de Arroz (ACA), o evento aconteceu em Vergara, localidade que pertence ao Departamento de Trinta e Três, e reuniu centenas de convidados.

A tônica dos discursos foi parecida com a que acontece em eventos semelhantes no Brasil. O presidente da ACA, Ernesto Stirling, salientou que hoje os produtores estão conseguindo vender seu arroz por um bom preço, mas aproveitou para apresentar ao governo reivindicações do setor arrozeiro. Segundo ele, a orizicultura gera renda acima de 600 milhões de dólares ao país, e, com isso, o governo deve dar atenção especial aos produtores e à indústria arrozeira. Em seguida, o ministro interino da Pecuária, Agricultura e Pesca, Enzo Venech, destacou o fato do Uruguai exportar cerca de 95% do arroz produzido e utilizar tecnologia fundamentalmente nacional na lavoura orizícola, com produção familiar em 80% dos casos.

O último a se dirigir ao público foi o presidente José Mujica. Ele destacou algumas ações do seu governo e salientou a democracia uruguaia, na qual poder público e setores organizados sentam frente a frente para tentar resolver os problemas, mas destacou que o país precisa cuidar de todas as áreas, mesmo com recursos escassos. “Os recursos que temos para repartir são aqueles que realmente existem, e não aqueles que gostaríamos, mas sempre procuramos atender a todos.”

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, participou como convidado especial da ACA no evento. Ao presidente Mujica, Pereira enalteceu a parceria de entidades uruguaias, como o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (Inia), com o Irga em convênios que ajudam a proteger e desenvolver a orizicultura do Rio Grande do Sul e do Uruguai, como o que proporciona melhoramento genético das cultivares de arroz irrigado para regiões temperadas e o que trata do registro e proteção das variedades desenvolvidas nos dois institutos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter