Produtividade do arroz sofre nova queda

Lavouras de Cachoeira do Sul perderam praticamente um saco por hectare durante a última semana.

A produtividade da lavoura de arroz sofreu queda de um saco por hectare durante esta semana em Cachoeira do Sul, aponta o levantamento feito pelo Instituto Rio-grandense do Arroz. Nos 29.209 hectares colhidos a produtividade média está em 6.661 quilos por hectare. Ainda restam ser colhidos 4.211 hectares da lavoura cachoeirense, que na semana passada apresentava a produtividade de 6.711 quilos por hectare.

Nos 12,6% de área que ainda precisam ser colhidos a tendência é de mais queda no rendimento, pois o Irga projeta que a média final deverá variar entre 6.000 e 6.300 quilos por hectare. As lavouras que estão sendo colhidas agora tiveram o plantio fora da época recomendado pelo Irga e por isso produzem menos que as áreas semeadas cedo.

COLHEITA – No estado a colheita atingiu nesta semana 95,15% da lavoura de 1,115 milhão de hectares de arroz. A produtividade média da lavoura gaúcha é superior ao que os técnicos do Irga estão constatando em Cachoeira. No estado o rendimento atinge 7.384 quilos por hectare. Assim, a safra deste ano já produziu 7,836 milhões de toneladas.

5 Comentários

  • Se deu problemas com calor na floracao e muitos outros, entao, acho alto a media de quase 150 sacos por hectare, afinal seria verde ou limpo e seco? Aqui colhemos em torno de 120 limpo e seco e outras partes onde a enchente de novembro raleou (nasceu menos arroz) colhemos em torno de 90 sacos limpo e seco porque tambem deitou muito com as intemperies recentes. E”‘ meio otimista este levantamento do IRGA . Eu gostaria que algum agricultor que guarda sua producao em silos se manifestasse se o IRGA foi ate ai perguntar sua producao…

  • Deixa eu ver se entendi, as lavouras de Cachoeira deixaram de produzir um saquinho só por ha na colheita desta semana ? é a piada do fim de semana, da onde tiraram isso ? produtividade estimada do estado maior que a projetada do IRGA ? não aguento mais ler estas besteiras, larguei de mão, o besteirol está solto deixa rolar.

  • Que precisão milimétrica neste levantamento, dados altamente confiáveis, não vamos nos enganar, acho que o melhor mesmo para o nosso negocio é o mercado ditar o ritmo da colheita, se a quebra é irrisória e aumentou área o mercado deveria baixar ou não? Isso é o que o governo quer mas não esta conseguindo … Não querem abrir mão do pouco estoque da CONAB pois corre o risco das tradings que estão pagando 38,50 posto em rio grande levar o resto.
    O arroz não esta valorizado, apenas esta tentando se reajustando aos custos que não param de subir, preço estagnado a anos, arroz tem que valer de 45-50.

  • Gostaria de ler alguma explicação profissional relacionada a uma possível esterilidade das plantas de arroz irrigado, por motivo das “altas temperaturas´´ em dezembro e janeiro, aceito sugestões de artigos científicos que fundamentem os processos fisiológicos envolvidos.

  • Sr. Denison:
    Exite uma publicação do IRGA datada de 1975 que relata trabalho científico conduzido nos EUA que detalha o desempenho das plantas de arroz segundo a temperatura ambiente em suas diversas fazes de desenvolvimento.
    Abraço

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter