FAO divulga boletim com indicadores de preços mundiais de julho
FAO Rice Price Update é uma publicação mensal da Agência da ONU para a Agricultura e Alimentação e indica pequeno aumento de um ponto no indicador mundial.
Em junho de 2014, o Índice de Preços Internacionais do Arroz da Agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) (base 2002-2004 = 100) alcançou em média 236 pontos, apenas um pontinho acima de maio. O índice teve suporte em pequenos aumentos no valor dos quatro sub-índices de preços (Índica – maior qualidade; Índica – menor qualidade; Japônica e aromático).
Segundo o resumo do relato mensal, assinado pela economista-sênior da FAO, Concepción Calpe, as cotações de exportação permaneceram relativamente estáveis em todas as principais fontes de fornecimento do mercado internacional. Só na Tailândia houve alguma evidência de preços mais dinâmicos, refletindo a suspensão temporária das vendas de arroz dos estoques do governo e um ritmo mais acelerado de vendas. O fortalecimento dos preços tailandeses esteve relacionado principalmente ao arroz comum, pois os do cereal aromático mudou pouco. Os preços também subiram no Uruguai, mas foram geralmente estáveis nos outros países fornecedores. Planeta Arroz publica o boletim na íntegra em sua área de downloads (texto e gráficos originais, em inglês).
Entre janeiro e junho de 2014, o Índice de Preços Internacionais de Arroz da FAO manteve-se em média a 235 pontos, apenas dois pontos a menos que no mesmo período do ano passado. De fato, houve um ganho de 14% no índice do arroz Japonica neste primeiro semestre, o que neutralizou os acentuados declínios observados para o arroz Indica (queda de 8% para produto de maior qualidade; queda de 16% para o de qualidade inferior), e o mais moderado de 2% de retração no preço do arroz aromático.


