Coreia do Sul planeja elevar tarifa de importação de arroz para 500%

A decisão de aplicar uma das maiores alíquotas do mundo ocorre num contexto em que a Coreia é obrigada pelos acordos da OMC a liberalizar o comercio de arroz, acabando com cotas de importação.

A Coreia do Sul planeja impor uma tarifa acima de 500% sobre as importações de arroz para proteger a indústria local, segundo funcionários do Ministério de Agricultura.

A decisão de aplicar uma das maiores alíquotas do mundo ocorre num contexto em que a Coreia é obrigada pelos acordos da Organização Mundial do Comercio (OMC) a liberalizar o comercio de arroz, acabando com cotas (limite quantitativo a entrada do produto).

Agora, a ideia do governo é de impor tarifa mais alta possível, em medida a ser anunciada à OMC até o fim deste mês.

O argumento do governo é de que alíquota de 400%, já uma das maiores do planeta, não é suficiente para proteger os produtores locais contra o arroz estrangeiro.

Ou seja, em vez de liberalizar, a Coreia do Sul manterá o comércio altamente administrado do arroz, produto especialmente sensível no país. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), as importações de arroz do país asiático deverão somar 410 mil toneladas, para uma produção estimada 4,15 milhões.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter