IBGE prevê aumento de 17% na safra de arroz em Mato Grosso

O instituto apontou que a safra nacional de arroz de 12,2 milhões de toneladas, já se encontra praticamente colhida.

A safra de arroz em Mato Grosso deve ser maior este ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê pouco mais de 584,9 mil toneladas, alta de 17,6% em relação ao ano passado, quando eram estimados cerca de 497,2 mil. A área de cultivou passou de 157,6 mil hectares para 182 mil (+15,5%).

“Cabe destacar o crescimento de 15,5% na área cultivada no Mato Grosso, um indicativo que novas áreas estão sendo preparadas para serem incorporadas à agricultura, já que o arroz de sequeiro, geralmente, é a cultura pioneira utilizada para fazer esta mudança”, apontou o levantamento.

O instituto apontou que a safra nacional de arroz de 12,2 milhões de toneladas, já se encontra praticamente colhida. “Esta produção supera em 3,6% a obtida em 2013 (11.758.663 t), e as lavouras apresentaram bom rendimento médio (5.172 kg/ha), influenciado pelas condições climáticas favoráveis e pelos elevados níveis dos mananciais de irrigação na Região Sul”.

Conforme o IBGE, o Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do país, foi responsável por 67,8% desta produção. “As áreas de cultivo no estado não apresentam grande variação normalmente, já que são sistematizadas para esse fim, visto que predomina a produção irrigada”.

2 Comentários

  • Agora é que a VACA FOI PRO BREJO……já estavamos tomando choque direto onde os preços de venda nos estados do MA, AM, PI, PA, AP estão pra lá de ruins (diferença de até R$ 5,00 por fardo) muito pela logística e também porque lá não tem a ladroagem do CDO e Funrural…..agora com o aumento da produção…….e eu havia me esquecido do TO onde uma industria esta vendendo arroz em todo o lugar com sua segunda marca muito barato……PARA DE TORRAR PREÇOS CONCORRENTE!!!!

  • Está aí um um apelo bem veemente e racional, as indústrias de bom senso ouçam-no, pois rasgar preço para tentar conseguir ou manter mercado é tiro no pé bem certeiro, amanhã ou depois estarão chorando a falta do dedão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter