Orizicultura perde Tio Urbano

 Orizicultura perde Tio Urbano

Empreendedor: Franzner deu exemplo no norte de Santa Catarina

A orizicultura brasileira perdeu um de seus líderes e competentes empreendedores. Faleceu no último dia 30 de setembro, em Curitiba (PR), o fundador da Urbano Agroindustrial Ltda, Urbano Franzner, aos 87 anos, por complicações decorrentes de intervenção cirúrgica no coração. Deixou enlutados esposa, filhos, genros, noras, netos, bisnetos e demais familiares. Fundador da Urbano Agroindustrial, uma das maiores empresas alimentícias do Brasil, teve papel importante no desenvolvimento econômico de Jaraguá do Sul (SC) e região.

Tio Urbano nasceu no dia 11 de outubro de 1926, filho de pequenos agricultores, e em 1951 casou-se com Alminda Pradi, com quem teve 10 filhos, que geraram 25 netos e quatro bisnetos. Em 1960 fundou a Cerealista Urbano, que tornou-se uma das grandes empresas na área de arroz do Brasil, com filiais no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso. Batizada em sua homenagem, a Tio Urbano é uma das marcas de arroz mais famosas do país.

Palestrante internacional

A programação técnica e de palestras da 25ª Abertura Oficial da Colheita, que acontecerá em Tapes (RS) de 5 a 7 de fevereiro de 2015, avança em passos largos. O Fórum Técnico Comercial já confirmou a participação do palestrante internacional Patrício Méndez Del Villar, analista de mercado mundial do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), de Montpellier, França. Del Villar já participou de outras edições, mas há cinco anos não vem ao Rio Grande do Sul. Ele já residiu em Brasília, fala fluentemente o português e estudou as cadeias produtivas e sistemas de produção de terras altas no Mato Grosso e no Maranhão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter