Irga tem atividades intensas durante a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

 Irga tem atividades intensas durante a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Técnicos e agrônomos do Instituto se envolveram com o manejo e condução da lavoura oficial da abertura

Evento acontece em Tapes a partir desta quinta-feira.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é um dos principais apoiadores da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e participa ativamente das atividades que ocorrem a partir desta quinta-feira (05) até sábado (07) de fevereiro, no parque de exposições do Sindicato Rural, em Tapes (RS). No sábado (07), quando ocorre a cerimônia oficial da Abertura da Colheita do Arroz no Estado, com a presença do governador José Ivo Sartori, será empossada a diretoria do Instituto, presidido pelo engenheiro agrônomo Guinter Frantz e que tem ainda, como diretores técnico, Maurício Fischer; administrativo, Renato Rocha e comercial, Tiago Barata.

Frantz destaca a importância do Irga na cadeia produtiva, desde a pesquisa e extensão e como agente difusor das novas tecnologias junto ao produtor, auxiliando-o na interpretação, gestão e manejo corretos destes processos em suas lavouras. “Trata-se de um momento para se reunir com os produtores de arroz, um ato simbólico mas que traduz a importância do que é a colheita para eles, ou seja, o resultado de todo o trabalho realizado ao longo do ano em suas lavouras”, ressalta.

Segundo o presidente do Irga, a expectativa é de uma boa colheita com preços remuneradores. “O que preocupa no entanto são os aumentos dos valores principalmente de energia elétrica e combustíveis, o que poderá refletir em acréscimo nos custos de produção na próxima safra”, diz. Frantz reitera que a intenção para a sua gestão é estabelecer um planejamento estratégico de longo prazo para o Irga, com implementação efetiva e que não se perca com as mudanças de governo.

Os técnicos e agrônomos do Instituto também se envolveram diretamente com o manejo e condução da lavoura oficial da abertura e parcelas da Vitrine Tecnológica, onde, em espaço de meio hectare no Sindicato Rural, onze empresas irão mostrar soluções não apenas à cultura do arroz mas também para as culturas utilizadas em rotação com o cereal, como a soja e o milho.

Em seu estande institucional, localizado em área central do parque de exposições, diretoria e técnicos estarão à disposição para receber os produtores e conselheiros para ouvir suas demandas e questionamentos em relação à lavoura arrozeira. A equipe do Setor de Eventos e Gastronomia do Instituto prepara diariamente alimentos feitos à base do cereal para degustação e orienta os interessados quanto à utilização do cereal na elaboração dos mais variados pratos. As ações visam o incentivo ao consumo do arroz.

Nesta quinta-feira (05), a diretoria do Instituto se reúne em Tapes, às 10h30min, com os membros do seu Conselho Deliberativo. Pesquisadores, técnicos e diretores do Irga também participam ativamente dos debates técnicos programados para o evento. Na tarde desta quinta-feira (05), o consultor de Mercado de Arroz da Agrotendências Consultoria, Tiago Barata, que recentemente assumiu a diretoria comercial do Irga, apresenta a análise dos custos de produção da lavoura arrozeira no Rio Grande do Sul, em 2015. O estudo foi encomendado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e englobou sete municípios gaúchos levando em conta as propriedades mais comuns em cada região produtora

O engenheiro agrônomo e melhorista do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Sérgio Lopes, fala sobre a logística e o aproveitamento da palha verde, durante o Fórum Técnico e Comercial, nesta sexta-feira (06), das 14h às 17h, em que o tema será “O arroz no contexto da química verde”. O objetivo é mostrar aos participantes novas oportunidades comerciais para a produção.

Durante as homenagens da 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em cerimônia que ocorre na sexta-feira (06), o chefe da Divisão de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld, será destacado como Técnico Estadual, entre os dez nomes homenageados nos mais diversos setores como produção, política, mercado e assistência técnica.

Com o tema “Cesta básica garantida com renda no campo comprometida”, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz é organizada pela Federarroz em conjunto com a Associação de Arrozeiros de Tapes.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter