Greve dos caminhoneiros afeta safra de arroz

bloqueios na Zona Sul atrapalham retirada do cereal das lavouras.

A greve dos caminhoneiros que alcança todo o Brasil começou a afetar a safra de arroz. Em alguns pequenos municípios há informações de baixa disponibilidade de combustíveis para suprir máquinas e caminhões que trabalham na colheita, mas o maior problema enfrentado nesta terça-feira foram os bloqueios nas imediações de Camaquã, Pelotas e na região do Porto de Rio Grande. Os arrozeiros foram impedidos de retirar a safra da lavoura para silos e industrias no entorno das cidades, bem como a movimentação em direção ao porto, para exportação foi retida na estrada.

Algumas empresas receberam ameaças e foram avisadas para manter os caminhões nos pátios e nas fazendas. O setor, que tem reunião em Brasília nesta quarta-feira para discutir custos, safra e tributos, aguardará os desdobramentos do movimento.Vale lembrar que a cadeia produtiva também foi afetada em seus custos pela alta dos combustíveis,da energia elétrica e dos juros,entre outros fatores.

10 Comentários

  • Temos que parabenizar a Asssociaçoes da Agricultura do MT E PR, e dos locais de envolvimento dos Agricultores junto com a greve dos caminhoneiros.ISSO QUE DEVERIAMOS FAZER COMO AGRICULTORES, ESTARMOS JUNTO COM ELES, POIS A AGRICULTURA COMO UM TODO ESTA SENDO A MAIS PREJUDICADA COM O ROUBO NA PETROBRAS E NOS BRASILEIROS E QUE ESTAMOS PAGANDO A CONTA . ME ENVERGONHO DE SER TRABALHADOR E BRASILEIRO

  • Concordo contigo Claudiomar… So que este movimento teria que ser apos a colheita, pois o arroz nao espera na lavoura para ser colhido… Precisamos de diesel para colher… De caminhoes para transportar a safra e os insumos ainda necessarios… A colheita ja vai ser fraca e perder arroz na lavoura dai sera o fim mesmo… Mas isso que esta começando recem eh a ponta do iceberg que esta por vir…um forte abraço.

  • Estamos com lavouras prontas e impossibilitados de dar andamento na colheita por falta de óleo diesel. Mesmo solidário ao movimento, não concordo de impedir qualquer pessoa de exercer as suas atividades quando for de sua vontade. A lavoura não espera para ser colhida. Somos parceiros no pleito, mas precisamos trabalhar.

  • PESSOAL PEGUEM OS CAMINHÕES E COLOQUEM EM BRASILIA, TRANQUEM O CONGRESSO, PLANALTO, ESPLANADA E AEROPORTO….ASSIM COM OS POLÍTICOS IMPOSSIBILITADOS DE ANDAR COMO NÓS AQUI, QUEM SABE NÃO CONSIGAM O QUE QUEREM!!!!

  • É uma boa ideia Eduardo Farias, mas em Brasília a montes de juízes Federais e uma polícia truculenta, liberam medidas judiciais e prendem todo o mundo.
    Mas não deixa de ser uma boa forma de protestar, os líderes da greve deveriam pensar nisso.
    Parar o Governo talvez seja a solução, por o país já está parando e povo se revoltando.

  • “A LIBERDADE DE UNS TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERDADE DOS OUTROS”.
    Pergunto: quem vai pagar o prejuízo dos produtores de leite, que têm que jogar leite fora todos os dias porque as vacas tem que ser ordenhadas? E o produtor de frango, que está ficando sem ração? E o produtor de suínos?
    E os produtores de arroz que somente ficam livres de um risco de granizo ou acamamento em suas lavouras quando o arroz está colhido????????
    São perguntinhas simples e que precisam ser respondidas, não acham?
    O que os pretensos “líderes” do movimento querem é “apenas” revogar a lei da oferta e procura. Ou seja: não vão conseguir alcançar o seu objetivo desta forma, porque sempre vai ter alguém oferecendo frete mais barato.
    Não foi exatamente assim quando tínhamos arroz em excesso? E o preço caiu para 17 reais?
    No mundo real as coisas são assim, e isso ninguém vai mudar! Nem com o maldito preço mínimo, no caso do arroz, as coisas mudaram!!! Até agora ainda estamos pagando o pato daquela sobre-oferta via leilões do governo! Só não vê quem não quer.

  • Apenas lembrando que quando o Arroz estava R$ 17,00 os PRODUTORES TRANCARAM AS PORTAS DAS INDUSTRIAS E ESTRADAS , não se preocupando de como os Camioneiros iriam pagar suas Despesas ou a Industria pagar seus Custos…

  • Parabéns Sr. Antonio Carlos muito bem colocado…..ninguém esta preocupado comigo aqui abaixo de mal tempo e sem carregar nenhum kilo de produto….

  • Escrevi acima que para nós o movimento é inoportuno, pois estamos iniciando nossa colheita… O propósito dos caminhoneiros não é revogar a Lei da Oferta e da Procura, mas sim pedir a redução do óleo diesel, coisa que nós produtores deveríamos fazer também, aliás não só do diesel, mas da luz e outros insumos que estão matando os produtores… Os caminhoneiros nos trazem a mensagem que do jeito que está não dá para trabalhar mais… Se fosse só a Lei da Oferta e da Procura, o movimento não teria atingido mais de 80% da categoria (pouquíssimos estão lucrando com fretes nesse país) … Eles são o nosso termômetro… Estão querendo nos mostrar o que irá acontecer com a indústria, o comércio e a agricultura no país… Enquanto isso nossa gasolina e diesel é vendida em países “hermanos” a menos de R$ 1,50… Tem muita coisa errada para ser resolvida nesse país… Mas que um dia a coisa ia estourar isso é óbvio… Se preparem para pagar o imposto sobre grandes fortunas e IOF ampliado para aplicações financeiras… Bem vindo a Ditadura do Proletariado !!! Não esqueçam em janeiro de 2016 tratores e colheitadeiras emplacadinhas…

  • Os transportadores ( caminhoneiros ) estão começando agora a descobrir a força que tem na economia e na vida da população.
    Mais uma semana de greve e colocam o governo de joelhos, desabastecimento de combustíveis, remédios, comida, derrubam qualquer governo, esse país precisa ser sacudido, infelizmente vai doer em alguém, é só com algum sacrifício que as coisas melhoram, pois protestos mais ou menos pacíficos, são melhores para botar a casa em ordem que uma revolução sanguinolenta.

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