Oportunidades de mercado abrem os debates do último dia da 12ª Conferência

 Oportunidades de mercado abrem os debates do último dia da 12ª Conferência

Conferência reúne representantes de 30 países na PUC em Porto Alegre

Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, conferencistas e demais interessados conferem na prática as pesquisas com a cultura do arroz no Estado durante o Dia de Campo Internacional do Instituto Rio Grandense do Arroz .

Valor agregado e novas oportunidades de mercado é o tema do painel 4 que abre, às 8h10min desta quarta-feira (25), os debates do último dia da 12ª Conferência Internacional de Arroz para América Latina e Caribe, que ocorre desde a segunda-feira (23), no teatro do prédio 40 da PUC-RS, em Porto Alegre. O moderador é o uruguaio Raúl Uraga.

A conferência de abertura será proferida pelo representante do Departamento de Agricultura (USDA) –EUA, Ming-Hsuan Chen, que abordará as Novas oportunidades de mercado para o arroz. Em seguida, Edna Amante, da UFSC, fala sobre Valor agregado e oportunidades de mercado para o arroz na América Latina. Avanços tecnológicos em pós-colheita e processamento de arroz será o tema abordado por Gonzalo Rovira, da Coopar Uruguai. Em seguida, será aberto espaço para perguntas.

À tarde, o evento recomeça às 14h, com o painel 5, Parcerias para melhorar o impacto e a competitividade do setor do arroz, que terá como moderador Gonzalo Zorrila, do Inia Uruguai. A conferência de abertura terá como tema Contribuição do setor agrícola no desenvolvimento da América Latina, com a palestra do ex-ministro da Agricultura da Colômbia Juan Camilo Restrepo.

Representante do IRRI Filipinas, Bas Bouman fala sobre Aliança global para ciência do Arroz (Grisp), um modelo de parceria para a pesquisa em arroz. Eduardo Graterol, do Flar Colômbia, fala sobre Flar: 20 anos de pesquisa e desenvolvimento na América Latina e Caribe.

O papel das instituições públicas no desenvolvimento de tecnologia para a competitividade será abordada por Luís Buerno Torio, do México e O papel da organização de agricultores no aumento da competitividade do setor do arroz será o enfoque da palestra do presidente da Federarroz , Henrique Dornelles. Logo em seguida, haverá painel de discussão e às 18h, ocorre o encerramento ofical da conferência, com a participação de autoridades do Irga, Ciat e Flar.

A 12ª Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe tem organização local do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e parceria do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat) e Aliança Global para a Pesquisa do Arroz (Grisp). Participam em torno de 300 visitantes internacionais e 200 brasileiros, entre pesquisadores, estudantes, técnicos e produtores. O tema desta edição é Horizontes para a competitividade.

Dia de campo

Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, conferencistas e demais interessados conferem na prática as pesquisas com a cultura do arroz no Estado durante o Dia de Campo Internacional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento ocorre, a partir das 8h, na Divisão de Pesquisa do instituto, em Cachoeirinha. O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva de arroz irrigado na América Latina e Caribe. A participação está aberta a todos os interessados que podem se inscrever no local, a partir das 7h. Entre as 8h e 12h30min, ocorre o roteiro pelas Estações Obrigatórias de Campo.

Estação 1: Milho em rotação com arroz irrigado

Estação 2 : Cultivares das instituições parceiras: Flar, Ciat, Embrapa e Epagri

Estação 3: Soja em rotação com arroz irrigado

Estação 4: Vitrine de cultivares Irga

Estação 5: Produção e uso de sementes de arroz irrigado

Estação 6: Manejo integrado do arroz irrigado: a evolução da lavoura de arroz e o papel da extensão rural do Irga na orizicultura do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter