Oportunidades de mercado abrem os debates do último dia da 12ª Conferência
Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, conferencistas e demais interessados conferem na prática as pesquisas com a cultura do arroz no Estado durante o Dia de Campo Internacional do Instituto Rio Grandense do Arroz .
Valor agregado e novas oportunidades de mercado é o tema do painel 4 que abre, às 8h10min desta quarta-feira (25), os debates do último dia da 12ª Conferência Internacional de Arroz para América Latina e Caribe, que ocorre desde a segunda-feira (23), no teatro do prédio 40 da PUC-RS, em Porto Alegre. O moderador é o uruguaio Raúl Uraga.
A conferência de abertura será proferida pelo representante do Departamento de Agricultura (USDA) –EUA, Ming-Hsuan Chen, que abordará as Novas oportunidades de mercado para o arroz. Em seguida, Edna Amante, da UFSC, fala sobre Valor agregado e oportunidades de mercado para o arroz na América Latina. Avanços tecnológicos em pós-colheita e processamento de arroz será o tema abordado por Gonzalo Rovira, da Coopar Uruguai. Em seguida, será aberto espaço para perguntas.
À tarde, o evento recomeça às 14h, com o painel 5, Parcerias para melhorar o impacto e a competitividade do setor do arroz, que terá como moderador Gonzalo Zorrila, do Inia Uruguai. A conferência de abertura terá como tema Contribuição do setor agrícola no desenvolvimento da América Latina, com a palestra do ex-ministro da Agricultura da Colômbia Juan Camilo Restrepo.
Representante do IRRI Filipinas, Bas Bouman fala sobre Aliança global para ciência do Arroz (Grisp), um modelo de parceria para a pesquisa em arroz. Eduardo Graterol, do Flar Colômbia, fala sobre Flar: 20 anos de pesquisa e desenvolvimento na América Latina e Caribe.
O papel das instituições públicas no desenvolvimento de tecnologia para a competitividade será abordada por Luís Buerno Torio, do México e O papel da organização de agricultores no aumento da competitividade do setor do arroz será o enfoque da palestra do presidente da Federarroz , Henrique Dornelles. Logo em seguida, haverá painel de discussão e às 18h, ocorre o encerramento ofical da conferência, com a participação de autoridades do Irga, Ciat e Flar.
A 12ª Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe tem organização local do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e parceria do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat) e Aliança Global para a Pesquisa do Arroz (Grisp). Participam em torno de 300 visitantes internacionais e 200 brasileiros, entre pesquisadores, estudantes, técnicos e produtores. O tema desta edição é Horizontes para a competitividade.
Dia de campo
Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, conferencistas e demais interessados conferem na prática as pesquisas com a cultura do arroz no Estado durante o Dia de Campo Internacional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento ocorre, a partir das 8h, na Divisão de Pesquisa do instituto, em Cachoeirinha. O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva de arroz irrigado na América Latina e Caribe. A participação está aberta a todos os interessados que podem se inscrever no local, a partir das 7h. Entre as 8h e 12h30min, ocorre o roteiro pelas Estações Obrigatórias de Campo.
Estação 1: Milho em rotação com arroz irrigado
Estação 2 : Cultivares das instituições parceiras: Flar, Ciat, Embrapa e Epagri
Estação 3: Soja em rotação com arroz irrigado
Estação 4: Vitrine de cultivares Irga
Estação 5: Produção e uso de sementes de arroz irrigado
Estação 6: Manejo integrado do arroz irrigado: a evolução da lavoura de arroz e o papel da extensão rural do Irga na orizicultura do Rio Grande do Sul.