Rio Grande do Sul tem 10,5% da área colhida e Zona Sul lidera em produtividade

A produtividade média está estimada em 7.675 quilos por hectare.

O Rio Grande do Sul já colheu 10,5% da superfície semeada com arroz nesta temporada até a última sexta-feira (6/3), segundo dados divulgados pela Equipe de Política Setorial, ligada à Diretoria Comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A operação de colheita alcançou 117,6 mil hectares. A produtividade média é estimada em 7.675 quilos por hectare até o momento.

Segundo o levantamento semanal, a Fronteira Oeste tem a maior área colhida, em 17,3%, seguida da Planície Costeira Interna, com 14,2%, da Planície Costeira Externa/Litoral Norte com 11,9%, da Zona Sul, com 5,4%, Depressão Central com 4,3% e da Região da Campanha, com 3,4%.

As produtividades por região são as seguintes: Fronteira Oeste: 7.518 kg/ha, Planície Costeira Interna: 7.576 kg/ha, Campanha: 8.188 kg/ha, Planície Costeira de Externa/Litoral Norte: 7.685 kg/ha, Depressão Central: 7.584 kg/ha, Zona Sul: 8.538 kg/ha.

A produtividade na Fronteira Oeste está abaixo da média histórica, demonstrando a grande instabilidade climática na região, bem como os problemas com doenças fúngicas, alagamentos e enxurradas.

Em contrapartida, a Zona Sul que tradicionalmente apresenta problemas de produtividades referentes ao clima e a grande oscilação de temperaturas entre o dia e a noite, vem experimentando um momento de mais alta produtividade.

Vale lembrar que esta é apenas uma amostragem e ainda falta 90% da safra para colher, operação dificultada desde a última terça-feira por diversas pancadas de chuvas que vêm ocorrendo no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter