Clima ajuda na conclusão da safra

Os números devem se estabelecer próximos dos 7,69 mil kg/ha, indicando uma produção total de 8,617 milhões de toneladas.

A conclusão da safra gaúcha de arroz está sendo favorecida pelas condições de clima nos últimos dias. Parte dos produtores está concentrada no trabalho de conclusão das operações de colheita, enquanto parte deles já está concluindo a colheita da soja cultivada em várzea como opção agronômica de rotação e de renda.

A Emater/RS destaca que a colheita vem sendo favorecida pelas condições meteorológicas dos últimos dias que facilitam a realização desta operação e que também contribuem com a maturação uniforme dos grãos, garantindo uma qualidade superior ao produto. Nesse sentido, as últimas colheitas, embora com rendimentos menores do que as primeiras, conseguiram manter a produtividade média estadual em níveis acima do projetado inicialmente.

Os números devem se estabelecer próximos dos 7,69 mil kg/ha, indicando uma produção total de 8,617 milhões de toneladas: uma diferença de +3,3% em relação ao ano passado, quando foram colhidas 8,343 milhões de toneladas, segundo o IBGE. Nas regiões de produção pecuária, os produtores já iniciaram a utilização das restevas para pastoreio dos animais e a implantação de pastagens de inverno para a suplementação alimentar durante o
inverno.

Na comercialização os produtores também não encontram dificuldades, com o produto atingindo preços um pouco acima da média dos últimos anos e com boa procura. O preço médio da saca de 50 kg alcançou nesta semana R$ 35,61 (+0,20%).

1 Comentário

  • As “pérolas” projetivas continuam, agora a EMATER se pronunciando, como papagaio de pirata repetido o refrão do IRGA: 7.690 kg/ha de produção média estadual.
    Produção da safra deste ano, 3,3 % maior que a do ano passado, tenham dó, vão contar piadas para quem está com vontade rir.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter