Com nova direção

 Com nova direção

Ferronato: transparência e agilidade

BBM se desvincula da BM&F, elege novo presidente e assume formato ágil e descentralizado. São 176 corretoras em nove estados.

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) se desvinculou da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F-Bovespa) e está assumindo um novo formato de administração e atuação nacional, ágil e descentralizado.

As mudanças começaram em novembro de 2014 com a negociação dos títulos patrimoniais. Mudanças no mercado, perfil de produtos e restrições aos contratos com o governo federal desde que a Bolsa de Futuros se tornou sociedade anônima, inviabilizaram a parceria iniciada em 2002.

Na última sexta-feira, dia 15 de maio, Giuliano Ferronato, da Corretora Mercado, de Porto Alegre (RS), foi eleito presidente do Conselho de Administração da BBM. O conselho é formado por sete representantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O vice é João Paulo de Azevedo Lefréve, de São Paulo (SP).

Na nova estrutura organizacional extinguiram-se as vice-presidências e as regionais da Bolsa. O então vice-presidente regional no Rio Grande do Sul, Jair Almeida da Silva, da Corretora Expoente (RS), foi eleito conselheiro. Algumas mudanças já podem ser sentidas.

“O corretor credenciado pode operar em qualquer sala de pregões em todo o Brasil”, explica Ferronato. Na prática, estão mantidas as nove instituições criadoras da BBM: as bolsas de mercadorias do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, de São Paulo, a matriz – também em São Paulo – e de Uberlândia (MG). A gaúcha representa 68% do faturamento. Em 2014 as bolsas de mercadorias movimentaram R$ 1,2 bilhões em negócios.

Atualmente, 176 corretoras são integrantes da BBM, com 26 títulos em carteira para serem negociados de acordo com o interesse de corretoras e da Bolsa. mas há expectativa de novidades num futuro próximo. A nova estrutura permite, por exemplo, fechar agências em regiões deficitárias e abrir novas representações. Mato Grosso do Sul e Tocantins estão na fila.

PRESIDENTE

O presidente da BBM, Giuliano Ferronato, 44 anos, é natural de Farroupilha (RS). Diretor da Corretora Mercado, de Porto Alegre (RS), terá mandato até abril de 2017. É formado em Administração pela PUC/RS e pós-graduado em Marketing, Integração Econômica e Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas.

Já foi vice-presidente regional, entre outros cargos que ocupou na Bolsa, experiência que lhe garantiu a eleição. Ele destaca planos de desbravar novos mercados, consolidar a estrutura e fortalecer a Bolsa e corretoras.

“Precisamos capacitar os corretores e mostrar ao mercado o nosso diferencial, além da capilaridade no território nacional”, enfatiza. Com maior poder de decisão, os corretores buscarão mecanismos que também facilitem a vida de seus clientes, mantendo a mesma transparência e credibilidade histórica da instituição.

Conselho de Administração

Presidente: Giuliano Ferronato
Vice-presidente: João Paulo de Azevedo Lefévre
Conselheiros efetivos: Bernardo Coutinho Souza Lima
Cristiane Canet Mocellin
Jair Almeida da Silva
José Raimundo dos Santos
Manoel da Cruz Neto

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter