Chapa única do conselho do Irga por Cachoeira desistiu de concorrer

 Chapa única do conselho do Irga por Cachoeira desistiu de concorrer

Chapa única desistiu: Selso Costa, José Derli Mourales e Pinto Kochenborger

Primeira eleição não teve quórum e a segunda está marcada para 30 de julho.

Em reunião na tarde desta sexta-feira, a única chapa inscrita em Cachoeira do Sul para concorrer ao conselho deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) optou por não candidatar-se novamente ao pleito que acontecerá no dia 30.

Com a desistência dos três integrantes que tentaram representar Cachoeira na primeira eleição ocorrida na última segunda-feira, a vaga para inscrição de nova chapa segue em aberto até a próxima quinta-feira.

O motivo pelo qual os rizicultores desistiram de concorrer novamente para o conselho é o atual descontentamento com as últimas diretorias do Irga. Caso ninguém se inscreva, o município não terá representantes no conselho para o triênio 2015/2018.

A primeira eleição ocorreu em mais de 70 municípios e somente Cachoeira e Eldorado do Sul não alcançaram o mínimo exigido pelo Irga de 10% de votantes cadastrados na autarquia. O fato fez com que houvesse novo pleito, visto que o estatuto não permite que uma chapa seja eleita por aclamação.

CHAPA EM ABERTO

A única chapa em Cachoeira era composta pelo atual conselheiro, Selso Costa, e o 1º suplente, José Derli Mourales, que concorreram à reeleição. Ademar Kochenborger (Pinto) estava inscrito como 2º suplente. A desistência se deu após o retorno de Pinto Kochenborger de uma viagem que fez a Brasília no início do mês para uma reunião com o Ministério da Agricultura. Decepcionado, relata que ouviu do presidente do Irga, Guinter Frantz, que o problema da lavoura arrozeira era falta de gestão.

“O presidente do Irga não falou e nem fez nada em Brasília nessa reunião que lutamos para conseguir. Na hora de ir embora ele disse ao secretário de Política Agrícola que o problema dos arrozeiros é gestão”, disse Pinto Kochenborger. “Se é essa a representação que nós temos perante o governo, a nossa chapa não vai concorrer para dar lugar a quem ainda acredita no Irga”, finaliza.

Produtores descontentes

Os rizicultores estão descontentes com as últimas diretorias do Irga. “Hoje a autarquia só onera nossa lavoura e é por isso que nós produtores estamos abrindo mão da candidatura para dar lugar a outros cachoeirenses que quiserem concorrer”, disse Selso Costa, atual conselheiro.

Outro motivo é a taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO), um imposto compulsório do governo que atualmente onera os produtores em R$ 0,51 por saco de arroz vendido. Segundo os arrozeiros, a taxa foi criada para manter a autarquia e dar certas garantias, como o preço mínimo de venda do saco de arroz, pois o dinheiro arrecadado ia direto para o caixa do Irga. Atualmente a taxa recolhida é administrada pelo governo.


ÓRGÃO POLÍTICO

“Hoje vemos o Irga como um órgão político sustentado pela lavoura gaúcha. A taxa CDO é compulsória, independentemente do que colhermos e isso é um absurdo. O que queremos é que o recolhimento dessa taxa volte a ser como era antes, ou seja, para o caixa do Irga e não para o Caixa Único do Estado como é feito atualmente”, finaliza.

6 Comentários

  • Realmente os candidatos de Cachoeira tiveram uma atitude louvável, parabéns pela atitude de não concorrer, depois de ouvir do sr. Guinter Frantz que o problema da lavoura de arroz no RGS é problema de gestão, não há mais nada a comentar sobre os dirigentes do IRGA.
    Bah, seu Guinter Frantz que VERGONHA, desmereceu a categoria em vez de prestigia-la.

  • TAMANHO ABSURDO O PRESIDENTE DO IRGA FALAR EM FALTA DE GESTÃO, QUE PAÍS SERÁ QUE ELE VIVE, JUPITER ,SATURNO PRA SER TÃO ALIENADO ASSIM. SE HÁ UMA FALTA DE GESTÃO É DO GOVERNO FEDERAL QUE LEVOU NOSSO PAÍS AO CAOS. PORQUE O GOVERNO NÃO LANCA UMA LINHA DE CREDITO PRA COMPRARMOS TERRAS, QUE HOJE SÓ COM ARRENDAMENTOS EM TORNO DE DEZ ANOS JÁ PAGAMOS O VALOR DA TERRA. É LAMENTÁVEL QUE VIVAMOS AINDA NO BRASIL COLONIA, NO FEUDALISMO ONDE NOSSOS REPRESENTANTES SÓ QUEREM GARANTIR O SEU LADO E O RESTO QUE SE DANE. QUEM TEM TERRAS ALTAS ESTAS ALTURAS JÁ ESTÃO COM AS BARAGENS CHEIAS, MAS PENSEM BEM SE VALE A PENA PLANTAR SÓ ARROZ, TEMOS QUE REDUZIR DRASTICAMENTE AS AREAS EM TORNO DE 50% PLANTANDO SOJA E DANDO NOSSO TROCO DE GESTÃOOOOOO.SDS.

  • PROBLEMA DE GESTÃO??? como assim??? precisamos de explicações??? QUE TIPO DE PROBLEMA DE GESTÃO??? Se isso realmente foi dito precisamos de explicações públicas… Se temos algum problema de gestão significa dizer que os preços ai praticados são bons e que os produtores é que não sabem controlar as suas contas… Que os produtores gastam demais ou que colhem pouco… Seria isso??? Se isso realmente foi dito dai é o fim da picada… Já falei aqui que está mais do que na hora de mudarmos as pessoas e políticos que representam a classe… Ouvi muito que o momento era de união… Mas como é que vamos nos unir quando querem mesmo é cortar a corda e furar nossos rins !!!… Seu Enderson, tem gente que vive em outro PLANETA mesmo (não é nem país)… Será que toda essa chuva que está caindo no RS é a evaporação do nosso CHORO da safra passada??? Ano que vem vai sumir o Estado nas enchente então… O mercado de arroz se transformou em briga de foice entre governo, indústria, bancos, varejo x produtor… Pergunto: – Onde a corda sempre arrebenta??? Parabéns ao pessoal de Cachoeira do Sul… Alguém tem que dar o exemplo… Chega de tapinhas nas costas… De peleguismo… De discurso em palanques e festas do arroz… Parem de comemorar que essa gente desaparece… Quem não defende os arrozeiros não merece a nossa consideração… Há anos que somos massacrados pelo clima, pela falta de políticas sérias, pelo Mercosul, pelo excesso de impostos, pela tecnocracia, pelas legislações ambientais extravagantes, pelas leis trabalhistas, por preços insignificantes, por falta de apoio e logística de exportação, pelo apoio de importações desnecessárias, pela total ausência de controle fitossanitário do arroz que chega de outros país, etc… SERÁ QUE SÃO OS PRODUTORES QUE SÃO MAU GESTORES??? Enquanto isso R$ 0,51 de cada saco de arroz que produzimos vai para um saco sem fundo do caixa único do Estado que não é revertido (ou muito pouco desse recurso) em prol da pesquisa e desenvolvimento para os arrozeiros, mas sim para pagar salários do funcionalismo estadual, dívida com o governo federal, precatórios e outras dívidas… ISSO É BOA GESTÃO??? Por isso esse país está desse jeito… Tenho vergonha dos tempos em que vivemos… Tomara que isso passe logo… E que pessoas de visão e bom coração venham a surgir para governar esse país!!! Estamos sozinhos meus amigos produtores… É cada um por si… Livres para escolher entre o caminho da riqueza e o infortúnio da miséria… Há 5 anos digo isso aqui todas as semanas… E não me cansarei de repetir até que a CONSCIÊNCIA COLETIVA construa um novo caminho para o Setor… E esse caminho (principalmente para quem está endividado) passa pela rotação de cultura… QUEM SABE PLANTANDO SOJA O PESSOAL NÃO MELHORE A TAL DE GESTÃO???

  • Carissimos, os melhores exemplos de falta de gestão estão justamente na seara governamental representada por esses apaniguados com nosso dinheiro que ainda por cima nos culpam pela crise. Desvio da taxa de CDO (nosso dinheiro) pra tapar rombos de governos estaduais incompetentes e demagogos, que deixam faltar porto pras nossas exportações ao mesmo tempo que mantém uma CESA falida e ineficiente, pra pagar funcionários alienados aos nossos interesses como este sr. do IRGA, etc.. ISTO SIM É FALTA DE GESTÃO. Melhor tornar o IRGA um órgão privado ligado à FEDERARROZ e dar um chute no traseiro de quem nos extorque e não dá retorno. Sds.

  • Desculpe onde tá PAÍS é PLANETA JUPITER E SATURNO.

  • BOM A ESSAS ALTURAS O PRESIDENTE DO IRGA JÁ DEVE TER UMA PASSAGEM PRO PLANETA MARTE SEM RETORNO.VIVA O PLANETA SOJA!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter