O arroz é um bom negócio?

 O arroz é um bom negócio?

Planeta Arroz: o mundo do arroz em resumo na revista que completa 15 anos de circulação ininterrupta

Planeta Arroz circula traduzindo a crise do setor arrozeiro, os caminhos percorridos, as tendências e o que pensam as principais lideranças sobre a recuperação do setor. E muitos outros temas vitais para esta cadeia produtiva.

A edição de número 55 da revista Planeta Arroz já está circulando entre seus assinantes e apresenta um diagnóstico da crise no setor arrozeiro, traduz o que pensam as principais lideranças e quais os caminhos são indicados para solucionar os atuais impasses desta importante cadeia produtiva.

Os custos de produção, os gargalos logísticos, a restrição de acesso ao crédito, a omissão dos governos e as demandas setoriais estão em destaque nesta edição.

Além disso, duas entrevistas especiais apresentam versões diferentes sobre um mesmo fato: o secretário Nacional de Política Agrícola, André Nassar, e o presidente da mais antiga associação arrozeira do Estado, a União Central de Rizicultores (UCR) Ademar “Pinto” Kochenborger, traduzem o momento da orizicultura gaúcha.

O avanço da safra mundial e a retração do mercado internacional, e os fundamentos que interferem nas exportações e importações, o cenário no Mercosul, os números finais da safra brasileira, gaúcha e nos principais estados produtores, como Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, também encontram destaque neste número especial de Planeta Arroz, que circulará com tiragem especial no Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, na próxima semana, em Pelotas (RS), e na Expointer 2015.

E há muito mais: Planeta Arroz antecipa tendências de área, produção e produtividade para a próxima safra e os principais cenários.

PARBOILIZADO: RS ou SC?

Você sabe explicar qual a diferença entre o arroz parboilizado do Rio Grande do Sul e o de Santa Catarina? Um é melhor que o outro? Há diferença de qualidade, de processos, de resultados? Esta é uma dúvida frequente de leitores de Planeta Arroz que, por fim, respondemos definitivamente num artigo de nosso colaborador Gilberto Wageck Amato, especialista no assunto. E a resposta é técnica e surpreendente para muita gente da própria cadeia produtiva.

Vai safra, vem safra e ele permanece entre nós. E quanto mais se tenta eliminá-lo, com mais força e novas artimanhas ele volta: o arroz vermelho merece destaque especial nesta edição de Planeta Arroz, bem como a evolução nos cuidados para eliminá-lo.

Ainda em termos de tecnologias, temos as novidades lançadas pela RiceTec, inclusive a inovação com a empresa pagando a diferença do preço do grão se ele não evoluir, a partir da semente adquirida de seus híbridos.

Ou seja, o produtor compra a semente e se na hora de vender o grão ele não alcançar preços proporcionais, ela abate a diferença nas sementes. Uma novidade que ainda vai dar o que falar e levará outras empresas a correrem atrás desta inovação.

E o El Niño? O que esperar do fenômeno climático que tanto afeta as lavouras gaúchas? Esta é outra demanda sistemática dos produtores que Planeta Arroz responde em duas páginas de uma excelente matéria escrita pelo jornalista Gilson Ronaldo da Rosa.

Além disso, é apresentado o novo sistema lançado pela Embrapa Arroz e Feijão que estabelece por meio de uma simulação computacional a melhor época para plantar arroz de terras altas.

MERCADO

O cenário de tendências para o ano e uma avaliação completa dos fatores que determinaram o comportamento dos mercados nacional e internacional estão em análise na edição 55 de Planeta Arroz.

Os principais analistas do RS são convidados a opinar sobre o assunto, bem como as lideranças setoriais. Mesmo com a nova safra estadunidense entrando no mercado este mês, com o Uruguai dando inicio a um novo sistema de suporte às exportações, com a Argentina buscando também mecanismos para exportar arroz com incentivos e o Paraguai buscando formas de participar mais ativamente do mercado brasileiro.

Os movimentos dos grandes exportadores e importadores mundiais, o avanço dos acordos comerciais e sanitários do Brasil com países demandadores de arroz, também estão em foco.

A presença brasileira no mercado internacional também ganha especial análise em Planeta Arroz. O comportamento do primeiro semestre do ano e a balança comercial positiva estão em destaque, bem como o detalhamento do novo Plano Agrícola e Pecuário lançado pelo governo federal e seus impactos na zona arrozeira.

INTEGRAÇÃO

Entre as tecnologias, a integração lavoura-pecuária segue ganhando notoriedade. Nesta edição divulgamos os resultados que vem sendo obtidos em pesquisas das universidades, Irga, Embrapa e demais entidades e consultorias privadas integrando arroz, soja, milho e pastagens. Os sistemas vêm sendo adaptados a uma nova realidade, e a soja em área de arroz merece destaque, bem como a formação de pastagens de inverno. Os avanços são impactantes.

Planeta Arroz também aborda os 75 anos do Irga e resgata parte de sua história, bem como antecipa as principais atividades programadas para a Expointer 2015.

Além disso, a revista destaca a ótima avaliação do arroz gaúcho em termos de ausência de resíduos de agrotóxicos e contaminantes, enfatiza a programação do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que acontece na próxima semana, antecipa avaliações de organismos nacionais e internacionais sobre a próxima safra nacional, aborda a voracidade da China como importador mundial, cita o congresso internacional de arroz orgânico, na Itália, entre outros temas relevantes. As seções Planeta Gente, Planeta Humor e Planeta News e Carta ao Leitor, trazem ainda mais informações aos leitores de Planeta Arroz.

PLANETA SOJA

Afora todas as informações inerentes ao mundo do arroz, esta edição traz encartada a Planeta Soja, documento que analisa o mercado, a safra e as tendências desta oleaginosa no Brasil e no mundo, especialmente no ambiente arrozeiro.

Merece destaque o lançamento do Programa Soja 6000, do Irga, uma espécie de Projeto 10 para a oleaginosa. Além disso, as novidades sobre o Congresso Brasileiro da cultura e as inovações tecnológicas, além do artigo de Argemiro Luiz Brum, antecipando as tendências de preços e mercado neste segundo semestre no Brasil e no mundo, são imperdíveis.

Para assinar, adquirir, enviar sugestões de pauta ou anunciar em Planeta Arroz, o contato é fácil: planetaarroz@planetaarroz.com.br .

Boa leitura!

1 Comentário

  • Excelente matéria editada por PLANETA ARROZ; bem abrangente, aborda todos os aspectos que dizem respeito a cadeia produtiva do arroz, é de extrema importância para a informação e tomada de decisões dos produtores participantes desta tão importante atividade.
    Parabéns, obrigado pelo esforço e dedicação aplicada na informação desta tão sofrida classe de produtores rurais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter