Alagoas planeja distribuir sementes de arroz, beneficiando agricultores

Para a aquisição das sementes de arroz, o Governo do Estado dispõe de até R$ 1,3 milhão provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza .

Na próxima quarta-feira (19), o Governo do Estado realiza o pregão eletrônico para aquisição de 200 toneladas de sementes de arroz que serão distribuídas para agricultores da região do Baixo São Francisco.

Essa distribuição, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, deverá acontecer no final do mês de agosto e no mês de setembro, beneficiando cerca de mil agricultores familiares.

As informações sobre a distribuição de sementes de arroz foram divulgadas pelo secretário nesta sexta-feira (14), durante entrevista concedida ao programa Super Manhã, comandado pelo jornalista Marcos Rodrigues, da rádio Jovem Pan AM.

“Também estamos negociando mais 200 toneladas de sementes de arroz que devem ser doadas pela Conab ao Estado. Essas 400 toneladas de sementes vão garantir o plantio no Baixo São Francisco e trazer alívio ao agricultor familiar da região”, disse o secretário.

Para a aquisição das sementes de arroz, o Governo do Estado dispõe de até R$ 1,3 milhão provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Em maio deste ano, foram distribuídas 965 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo nas regiões do Agreste, Sertão, Zona da Mata e Litoral, beneficiando mais de 100 mil agricultores familiares.

Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, Alagoas tem potencial para se tornar um Estado produtor de sementes, o que já teria sido constatado por grupos empresariais que atuam na área.

“Temos um isolamento sanitário natural formado pelas lavouras de cana, e nosso período de safra coincide com a entressafra em outras regiões do país. Podemos inclusive nos tornar um polo produtor de sementes de soja, que já está sendo produzida em cidades como Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Calvo”, afirmou.

“O governador Renan Filho tem a certeza de que a agricultura e a pecuária são os setores que vão alavancar o Estado nesse momento de crise. Para isso, ele aposta na diversificação da produção, com incremento no plantio de milho, do arroz, do feijão e da soja”, disse Vasconcelos.

O secretário ressaltou ainda os investimentos nas áreas de aquicultura e pesca a partir da distribuição de alevinos em barragens, açudes e tanques-rede de assentamentos e comunidades carentes de Alagoas.

“O importante é dar tranquilidade ao agricultor para que ele mantenha sua família na terra, com condições de trabalhar e produzir”, disse.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter